sexta-feira, junho 24, 2011

CRÓNICA DO 24º.ENCONTRO DE CANTARES ALENTEJANOS DO CONCELHO DE ALMADA

.
NO ULTIMO SÁBADO DIA 18,
DECORREU NO FEIJÓ O 24º.
ENCONTRO DE CANTARES
ALENTEJANOS ,NUMA ORGA-
NIZAÇÃO DO GRUPO CORAL
ETNOGRÁFICO AMIGOS DO
ALENTEJO DO FEIJÓ.


O nosso blogue esteve lá, junto ao palco instalado ao lado do Complexo dos Desportos de Almada, como já havia estado nessa tarde, no Colóquio da CEDA sobre Cante, evento do qual já aqui dei circunstância.

Nunca é demais realçar o grande trabalho que tem vindo a realizar ao longo dos anos, o grupo dos Amigos do Alentejo do Feijó, em prol da tradição e do cante alentejanos.

É sabido, não é novidade ,que o fervôr , a paixão dos alentejanos que labutam fóra Alentejo, por força da necessidade de cuidar do seu futuro e dos seus, pela sua terra,é muito sólido, muito emocional.É grande o seu orgulho e necessidade de pertença âquela que é a sua matriz.

Não é ,pois, estranho, que os eventos realizados por toda a Margem Sul, onde os alentejanos têm comunidades muito numerosas e coesas, estejam sempre cheios e com os presentes com um intenso brilho nos olhos, que não resistem a trautear as modas que lhes recordam o seu Alentejo.

Numa noite de clima muito agradável,passaram pelo palco, desta vez sem tecto ,6 grupos convidados, que veremos e escutaremos aqui no teu blogue.


Como é da tradição,foi o grupo organizador, isto é, o dos Amigos do Alentejo do Feijó,a abrir o espectáculo:


OS AMIGOS DO ALENTEJO DO FEIJÓ, na primeira actuação da noite alentejana

A imagem que vos mostro deve-se à gentileza duma nossa leitora, Dália Pinto, pois ,por força de compromissos pessoais ,não conseegui chegar a tempo ,cheguei na hora dos discursos após a actuação do grupo organizador.

Além da mensagem de boas vindas do dirigente dos Amigos do Alentejo do Feijó, subiu ao palco,e em nome da Associação MODA,falou Jose Francisco C.Guerreiro:



e em nome da ´CEDA, Francisco Naia:


Mas como o encontro era de grupos corais, logo voltou o ao palco o cante pelas vozes do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz:


perante uma plateia empolgada por estar a viver uma noite onde chegavam do palco sons e pronúncia da sua terra.

Seguiu-se o grupo que veio de Castro, Os ganhões de Castro
Verde,apresentados pelo seu dirigente Paulo Nascimento, vereador da cultura da Câmara de Castro Verde:


que encheu a noite com a qualidade que se lhe reconhece.




E o Coral alentejano do Alvito


Depois, os grupos dos alentejanos ausentes, os que sentem e recompensam a distância com o seu empenho em perpetuar as memórias cantando.

Avançou o Coral Alentejano da Brandoa:


e como não há melhor que o som e a imagem para descrever o que se passou, aqui vai a actuação do Coral Alentejano Amigos do Barreiro:



A noite já ia alta, quando a gitação aumentou vinda do palco para a plateia, onde os BANZA com as suas piadas e anedotas brejeiras:


e a sua música mexida, logo conquistaram a assistência


que muito vibrou com a interpretação do mítico HINO DOS MINEIROS.


E quando todos pensavam que tinha acabado a actuação dos Banza, eis que, pegando no micro, veio a ukltima brejeira:


que levou a plateia ao rubro.

E todos deram por bem empregadas as horas passadas ali entre alentejanos, e enquanto cada um ajudava a levantar as cadeiras que haviam servido de plateia, já se ouvia uns e outroa a fazer planos que voltyar para o ano que vam ao 25º.Encontro