terça-feira, janeiro 10, 2012

JULIO RORIZ, EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA EM CASTRO VERDE

.
QUINTA FEIRA DIA 12, NO
FORUM MUNICIPAL É INAU-
GURADA UMA EXPOSIÇÃO DE
FOTOGRAFI DE JÚLIO RORZ.

Abertura da Exposição de Fotografia "Longevo Fiir" de Júlio Roriz


"Longevo Fiir" descreve/representa a luz e os espaços, os lugares e os objectos, corpos vivos e/ou defuntos – mas também visões e ideias insólitas da própria natureza. O projecto fotográfico de Júlio Roriz - insectos, aves e outros animais no mundo das naturezas mortas – pretende extrair ânimo do inerte, impregnando de uma intensidade dramática, as imagens enfatizadas pelo claro-escuro.

Ainda a preto e branco, Júlio Roriz decide intervir artisticamente, neste caso, no contexto do seu próprio corpo, adoptando o papel de suporte como meio de expressão. O tema incide sobre a problemática dos sacrifícios da humanidade – o “crucifixo”. Será que o espectador, perante tal contexto, reagirá de forma passiva?

Num outro âmbito, Júlio Roriz “adopta a fotografia como se tratasse de um objecto de viagem: imagens de paisagens urbanas e campestres; imagens do comboio que partiu e de quem vê chegarem novos viajantes… mas também do barbeiro que mora ali ao lado. Este é um processo de comunicação entre o fotógrafo e os outros, que mostra lugares e diferentes mundos fixados como uma narrativa do tempo.”

12 JAN l Fórum Municipal de Castro Verde l 18h00
Patente até 20 FEV.
Org: CMCV Parceria: Câmara Municipal de Beja