OS FAMOSOS DOCLISBOA CHEGAM
DE NOVO A CASTRO VERDE,COM
A PROJECÇÃO DE "ORQUESTRA
GERAÇÃO".
Ciclo de projecções “DocLisboa 2011 - Extensão Castro Verde” arranca hoje no Fórum Municipal
Orquestra Geração Trailer from Vende-se Filmes on Vimeo.
A longa-metragem de Filipa Reis e João Miller Guerra - “Orquestra Geração”- marca esta quarta-feira, 4 de Janeiro, o arranque das projecções DocLisboa em Castro Verde. O documentário é um retrato do impacto da iniciativa homónima inspirada no projecto internacional Orquestra Simón Bolívar, em jovens da escola Miguel Torga, na Amadora.O filme atravessa os sonhos de cinco jovens envolvidos num projecto que rompe com o contexto formatado pela escola pública, a sua relação com a música e o sentimento de pertença a um grupo. A projecção acontece às 21h30, no Fórum Municipal de Castro Verde.
Com cerca de 180 filmes em exibição, a IX edição do DocLisboa oferece ao público um lugar de encontro, de partilha, de reflexão, de construção do olhar e de debate. Dando continuidade à parceria estabelecida com a APORDOC – Associação pelo Documentário, Castro Verde volta a projectar com o selo DocLisboa, exibindo registos filmados em português, uma das apostas desta mostra.
A 11 de Janeiro estarão em exibição as curtas “Tio Rui” de Mário Macedo e “A Máquina” de Miguel Guimarães Correia e Daniel Sousa. “Kolá San Jon é Festa di Kau Berdi”, longa-metragem de Rui Simões sobre um grupo de residentes do bairro da Cova da Moura em viagem a Cabo Verde para celebrar as festas de São João é outra das propostas DocLisboa agendada para 18 de Janeiro.
O ciclo de projecções encerra a 25 de Janeiro com as curtas “Minas da Borralha”, de Fábio Oliveira, Luís Brandão, Teresa Pinto e Tiago Afonso, e “Golden Dawn” de Salomé Lamas. O primeiro é um testemunho da vida árdua de uma indústria mineira entretanto desaparecida e em ruínas, e uma reflexão acerca das injustiças sociais, das violências laborais e dos acidentes de trabalho numa comunidade mineira do interior norte de Portugal, um mundo onde a extrema pobreza e a precariedade marcaram uma forte presença. O segundo, um retrato de vida dos pescadores holandeses rodado no Mar do Norte, que mostra a rotina de um dos mais árduos trabalhos e, ao mesmo tempo, o transforma numa viagem visual poética.
Todas as projecções DocLisboa 2011acontecem a partir das 21h30, no Fórum Municipal, em Castro Verde, e são uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com a APORDOC.