quinta-feira, janeiro 26, 2012

EXPOSIÇÃO DE MINIATURAS EM CORTIÇA no MUSEU DA RURALIDADE em ENTRADAS

.
NO SÁBADO ,DIA 28 NO
MUSEU DA RURALIDADE
EM ENTRADAS

Museu da Ruralidade expõe miniaturas em cortiça da autoria do moiral José de Brito


O Museu da Ruralidade, em Entradas, abre ao público este sábado, 28 de Janeiro, a exposição “Quadros da Vida Rural e Real”.

São miniaturas em cortiça da autoria do moiral José António Silva Brito que encontra nos dias e “noites solitárias junto ao gado” a inspiração para as pequenas peças: um moinho de velas esticadas, um homem charruando, a apanha da azeitona ou uma matança de porco. Reproduções do rural e do real, das imagens que têm construído os seus dias, "desde moço".

A primeira peça que criou foi um burro grande junto a uma azinheira, por imposição dos filhos que, na escola, queriam mostrar a arte do seu pai. Desde então concebe as suas miniaturas sempre que a inspiração o leva a retalhar os bocados toscos de cortiça que encontra debaixo das árvores.

Uma exposição para ver a partir das 17h30 - depois da apresentação do livro “O Rural Plural” - no Museu da Ruralidade, um espaço de diálogo e salvaguarda do património material e imaterial da região, que procura dar visibilidade aos trabalhos produzidos pela gente desta terra, nomeadamente aqueles com uma forte ligação à ruralidade