quinta-feira, abril 18, 2013

QUINZENA CULTURAL DE CASTRO VERDE começa amanhã

.
DURANTE 2 AS PRÓXIMAS SEMANAS, CASTRO VERDE
VAI ESTAR SOB A PRESSÃO DA CULTURA, QUE
NÃO VAI DEIXAR NUM UM NUTO LIVRE AOS CAS-
TRENSES.


Amanhã, dia 19 a abertura vai ser assim:

Abertura da XXIII Quinzena Cultural "Primavera no Campo Branco"
19/4/2013 - 19/4/2014


Abertura da Exposição "Castro Verde: Memórias do Espaço Público"
Intervenção Artística "A Terra Mexe"
Abertura da Feira do Livro

Participação:


Grupo Coral "As Camponesas de Castro Verde"
Projeto Educativo das Vilas Campaniças
Banda Filarmónica 1º de Janeiro

19 ABR. | Parque Infantil | 18h00

Org.: Câmara Municipal de Castro Verde
Colaboração: Cortiçol. Agrupamento de Escolas de Castro Verde. Coletivo "A Terra Mexe". Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro. Livraria Contracapa.


Exposição "Castro Verde: Memórias do Espaço Público"

Durante várias décadas o traçado urbanístico de Castro Verde manteve-se fiel ao núcleo ancestral da vila.É com a chegada do poder local democrático que o núcleo urbano de Castro Verde começa a sofrer as alterações mais significativas. Surgem bairros associados a contextos sociais, como a emigração, a programas de habitação económica e, mais tarde, ao arranque da atividade mineira de Neves-Corvo.A resposta a novas necessidades noscampos da educação, da saúde, da cultura e do desporto traz novos equipamentos.
Na última década e meia, assistimos a uma revalorização do espaço público: são efetuadas intervenções em zonas emblemáticas da vila, como o Largo da Feira e a Praça da República, surgem espaços verdes e equipamentos de lazer, mas também novas áreas de expansão habitacional, fruto da capacidade económica da população.
Avila cresceu, o rosto mudou mas as feições mantêm-se.A mudança, em grande parte, foi recente, mas apaga-se rapidamente da memória.A nova exposição do Parque Infantil vai trazer de volta a imagem de alguns lugares públicos do núcleo urbano de Castro Verde.

A partir de 19 ABR. | Parque Infantil
Org: Câmara Municipal de Castro Verde.


Feira do Livro 2013

Nesta Quinzena Cultural “Primavera no Campo Branco”, o Jardim do parque infantil enche-se de livros e leituras.A par das Comemorações do XVIII Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, é neste espaço verde que, em parceria com a Livraria Contracapa, será dinamizada a Feirado Livro 2013.

19 a 28 ABR. |Jardim do Parque Infantil
Horário: 10h00 às 20h00
Org.: Livraria Contracapa.