sábado, abril 20, 2013

TEVE INICIO ONTEM NO PARQUE INFANTIL A QUINZENA CULTURAL DO CAMPO BRANCO

.
NO ESPAÇO DO PARQUE INFANTIL DE CASTRO VERDE
DECORREU A CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO OFICIAL
DA QUINZENA CULTURAL DO CAMPO BRANCO.




Com a pompa e circunstância que o evento justifica, deu-se o primeiro passo na programação da Quinzena Cultural.


Foi inaugurada uma Exposição fotográfica subordinada ao título "Castro Verde: Memórias do Espaço Público",recordando as grandes transformações que valorizaram a Vila nos ultimos anos com a chegado do Poder democrático.



Durante várias décadas o traçado urbanístico de Castro Verde manteve-se fiel ao núcleo ancestral da vila.É com a chegada do poder local democrático que o núcleo urbano de Castro Verde começa a sofrer as alterações mais significativas. Surgem bairros associados a contextos sociais, como a emigração, a programas de habitação económica e, mais tarde, ao arranque da atividade mineira de Neves-Corvo.A resposta a novas necessidades noscampos da educação, da saúde, da cultura e do desporto traz novos equipamentos.
Na última década e meia, assistimos a uma revalorização do espaço público: são efetuadas intervenções em zonas emblemáticas da vila, como o Largo da Feira e a Praça da República, surgem espaços verdes e equipamentos de lazer, mas também novas áreas de expansão habitacional, fruto da capacidade económica da população.
A vila cresceu, o rosto mudou mas as feições mantêm-se.A mudança, em grande parte, foi recente, mas apaga-se rapidamente da memória.A nova exposição do Parque Infantil vai trazer de volta a imagem de alguns lugares públicos do núcleo urbano de Castro Verde


A enquadrar a inauguração da Exposição , actuou o Grupo Coral As Camponesas de Castro Verde



e a Banda Filarmónica 1º.de Janeiro.



Na impossibilidade de estar presente este ano na Quinzena, agradeço a VITÓRIA NOBRE pelas fotos que hoje aqui publico.