quinta-feira, novembro 01, 2007

MUSEU DE ESCRITA DO SUDOESTE , em ALMODÔVAR

-.
JÁ CONHECES O MUSEU
DE ESCRITA DO SUDOESTE?


O Museu da Escrita do Sudoeste foi inaugurado na vila de Almodôvar e está instalado no edifício do antigo Cine-Teatro Municipal, em pleno centro histórico da Vila. Abriu ao público em 29 de Setembro de 2007.

A colecção permanente do museu tem cerca de 20 peças, entre elas um espólio permanente de 16 estelas descobertas no núcleo arqueológico de Almodôvar.

A sua peça mais notável é a Estrela de São Martinho, achada no sítio arqueológico de São Marcos da Serra, em Silves, com cerca 60 signos, considerada uma das inscrições mais extensas de Escrita tartéssica ou Escrita do Sudoeste.

PARTE SUPERIOR A ESTELA DE SÃO MARTINHO

O museu instalado no edifício do antigo Cine-Teatro municipal, no centro histórico de Almodôvar, vai "expor alguns dos mais importantes achados arqueológicos epigrafados com caracteres da Escrita do Sudoeste

São sobretudo estelas funerárias — colunas tumulares em pedra de xisto — nas quais os antigos faziam inscrições e eram colocadas ao alto nas sepulturas.

A instalação do museu em Almodôvar justifica-se plenamente, porque o concelho é uma das áreas da Península Ibérica com uma das maiores e das mais importantes concentrações deste tipo de registos.

As estelas epigrafadas com escrita tartéssica do concelho de Almodôvar fazem parte das 75 estelas descobertas em território português e de um total de 90 conhecidas na Península Ibérica.

Além da atrás citada Estela de São Martinho, destaca-se também a Estela da Abóbada, achada no sítio arqueológico de Gomes Aires, em Almodôvar. "É uma estela particularmente interessante e fora do comum por ser uma das poucas com figuras", "um exemplo ilustrativo do interesse da escrita tartéssica".

A Escrita do Sudoeste ou Tartéssica, da I Idade do Ferro no Sul de Espanha e Portugal, foi desenvolvida pelos Tartessos, nome pelo qual os gregos conheciam a primeira civilização do Ocidente, que se terá desenvolvido nas zonas das actuais regiões da Andaluzia espanhola e Baixo Alentejo e Algarve.

A escrita dos Tartessos, que tiveram influências culturais de Egípcios e Fenícios, explicou Amílcar Guerra, "é distinta das dos povos vizinhos, complexa e permanece indecifrável até à actualidade".

E o que são estelas?

Estelas são monumentos líticos (feitos de pedra) normalmente feitas em um só bloco, contendo representações pictóricas e inscrições.