terça-feira, novembro 06, 2007

CINEMA ÀS QUARTAS

.
A oferta de bom cinema, que se pode curtir, às quartas feiras aqui em Castro Verde, na salinha gostosa do Forum Municipal, é uma das mais valias que nos oferece esta surpreemdente Vila alentejana.

A programação é muito cuidada, e faço questão de assinalar , que ainda não vi nrnhum mau filme, nestas sessões das quartas no Forum.

Amanhã, quarta 7 de Novembro vamos poder vêr mais um filme de qualidade

Trata-se de:



O Paraíso, Agora!
Título original: Paradise Now
De: Hany Abu-Assad
Com: Kais Nashef, Ali Suliman, Lubna Azabal



argumento
"O Paraíso, Agora!", realizado por Hany Abu-Assad, acompanha as últimas horas de dois jovens palestinianos, recrutados para cometerem um atentado suicida em Telavive. Depois da última noite com as famílias, sem se poderem despedir, são levados à fronteira com as bombas atadas à volta do corpo. No entanto, a operação não corre como o esperado e Khaled e Saïd vêem-se confrontados com o seu destino e as suas convicções.
Hany Abu-Assad traça um retrato cru da situação palestiniana num filme que teve como objectivo ouvir as histórias daqueles que já não as podiam contar. O realizador quis perceber o que leva jovens a tornarem-se "kamikazes", o que os conduz à execução de um acto tão extremo. O filme foi rodado quase na totalidade em Nablus, muitas vezes debaixo de tiro, tendo mesmo parte da equipa abandonado a rodagem na sequência da destruição de uma zona próxima das filmagens por um míssil israelita.
Premiado no Festival de Berlim, com os prémios de Melhor Filme Europeu, Amnistia Internacional e Prémio do Público, "O Paraíso, Agora!" ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e foi o primeiro filme palestiniano nomeado aos Óscares da Academia de Hollywood.