sábado, novembro 24, 2007

HOJE, 24, À NOITE NO FORUM MUNICIPAL DE CASTRO VERDE

.
JORGE CRAMEZ em Castro Verde para falar do filme "Capacete Dourado", que foi ontem projectado no Cine Teatro



O realizador Jorge Cramez e o actor Eduardo Frazão vão estar este sábado, 24, à conversa com o público em geral no Fórum municipal de castro verde, sobre o seu filme que recentemente marcou presença na selecção de 2007 do prestigiado Festival de Locarno .
A iniciativa tem lugar às 21h30 e insere-se na programação dos festejos do nono aniversário do boletim cinematográfico “Lumiére”, editado pela autarquia do Campo Branco.

QUEM É JORGE CRAMEZ?



Nascido em Angola a 23 de Abril de 1963, Jorge Cramez, licenciou-se em comunicação social no ano de 1988. No ano seguinte estagiou 6 meses na Cinemateca Portuguesa.

Entre 1991 e 1994 frequenta o curso de cinema na área de montagem da Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalhou como anotador e assistente de realização de realizadores como Teresa Villaverde, João César Monteiro, João Botelho, Jorge Silva Melo, José Álvaro Morais, Joaquim Leitão, João Mário Grilo, Fernando Lopes, Werner Schroeter, Catarina Ruivo e Miguel Gomes, entre outros. Realizou cinco curtas metragens presentes em festivais de cinema e premiadas: Desvio (1994), co-realizado com Paulo Belém, Para Matar o Tempo (!996), Erros Meus (2000) , Venus Velvet (2001), Nunca Estou onde Pensas que Estou (2003) e a primeira longa metragem O Capacete Dourado (2007).

DE QUE TRATA O FILME?

Negro da noite, uma estrada mal iluminada, motos em acção brincam com o perigo: um grupo de adolescentes desafia a morte num cruzamento.
Jota é o líder do grupo, inclassificável, vive em permanente conflito com tudo e todos. Não consegue parar. A sua disputa com a vida passa-se numa pequena cidade de província subjugada pela rotina dos pequenos conflitos, dos pequenos poderes e das pequenas traições. A sua forma de testar os limites, mais do que uma atitude de rebeldia, é um confronto com o horizonte do futuro que o aguarda. O seu destino não segue linhas rectas a não ser as do asfalto.
É então que aparece Margarida. Jota não tem interior, Margarida não tem exterior. Apesar disso, ou por isso mesmo, eles encontram-se. O que poderão fazer? Apenas seguir em frente, mesmo que tudo esteja contra eles. O amor é para ser vivido.

QUEM SÃO OS ACTORES?

JOTA
Eduardo Frazão

MARGARIDA
Ana Moreira

TRINDADE
Rogério Samora

RATO
Alexandre pinto

E...
Henrique Martins, Carloto Cotta, Jaime Freitas, Luis Félix, Marco Cardoso, Pedro Teles, Maria João Nunes, Maria João Luís, Alexandra Lencastre, Manuel Mozos, Teresa Madruga, Rita Blanco, António Fonseca, Luísa Cruz, Cláudio Da Silva, António Amaral, Joaquim Leitão, Jorge Tibério, Teresa Villaverde…

Produzido por
PAULO BRANCO

Um filme de
JORGE CRAMEZ