sábado, fevereiro 21, 2004

..
.
HOMENAGEM À MINHA FAMÍLIA ALENTEJANA
.

.
Não sendo alentejano de nascimento, considero-me já um deles por adopção.
Ainda com verdes anos, tive o privilégio de "entrar" para uma família do Baixo Alentejo, e com o decorrer dos tempos, (já lá vão trinta e tal Verões , para não falar em Invernos e nas outras estações) tem sempre vindo a crescer a minha admiração , o meu respeito e a minha integração no seu mundo.
Desde o ínicio, me impressionou, o seu sentido de solidariedade, a sua grande abertura, desprendimento e sobretudo a sua forma de receber os forasteiros.
Há sempre um lugar à mesa, por mais desconhecido de quem chegue, há sempre uma cama que se "ajeita", qualquer que seja o espaço que se tenha.
A minha primeira visita ao Alentejo, por alturas da Feira de Castro de 1968, permanece na minha memória como um marco prazeiroso, da minha ligação àquela terra (Castro Verde) àquela região, e àquela família, que desde então , passou também a ser a minha.
Filho único, eis que num só dia, (o da chegada) , passei a conhecer não um , mas uma mão cheia de "irmãos" , sobrinhos e novos primos às dezenas. De tantos beijos, apertos de mão e abraços, dei por mim, pois então, a cumprimentar até, os que depois soube, nem todos eram familiares, ou mesmo conhecidos. Mas na Feira, e no Alentejo é mesmo assim, soube-o mais tarde, sei agora.
A ideia deste blog, é pois, para além dos motivos que aduzi, aquando da sua criação, uma homenagem que quiz, e quero prestar ,à grande alma alentejana, e o grande valôr que atribuo à oportunidade de neste espaço, pôr toda a família a participar, quer escrevendo poemas, quer contando estórias que façam reviver as suas orgulhosas memórias.


Júlio