sexta-feira, novembro 26, 2004

CADA MACACO NO SEU GALHO

..
..

Estava um homem a guardar ovelhas, quando repentinamente, por um carreiro inóspito, lhe aparece o Eng.º montado num tractor 4x4 último modelo, todos os extras, CD com MP3 incluído, vestido com fato Hugo Boss e sapatos DKNY óculos Kalvin Klein. Aproxima-se do velho pastor e diz-lhe:
"Senhor, se eu determinar o número de ovelhas existente no seu rebanho, ganho uma?"
Assombrado, o velhote concordou. O Engº dirige-se ao 4x4, saca de um Toshiba Tecra 8000 com 1024 MB de RAM, liga-se à
Internet por GSM, faz download de uma base de dados de 300 MB, entra numa página da NASA localizando por satélite a região exacta onde se encontra o rebanho. Executa uma média histórica da massa de uma ovelha Merino mediante uma tabela dinâmica de Excel, com a execução de algumas macros personalizadas em Visual Basic, obtém um diagrama de fluxo, e ao cabo de 3 horas responde ao velho:
"Você tem 1347 ovelhas no seu rebanho, e provavelmente 4 estão grávidas."
O velho assentiu, e disse-lhe que podia levar a ovelha. Quando o outro já estva para partir, o pastor chamou-o e perguntou:
"Ouça, se eu adivinhar onde você estudou, e que curso, devolve-me a ovelha?"
O Eng.º executivo sorriu e respondeu:
"Claro, claro", enquanto continuava a preparar o tractor para partir.
"O senhor estudou Gestão de Empresas na Universidade Católica".
Foi a resposta imediata do pastor. O outro desceu do carro e, espantado, perguntou-lhe como sabia isso.
"É fácil", respondeu o pastor. "Por 4 razões. Primeiro, pela sua ganância. Segundo, porque apareceu sem que eu o tivesse chamado. Terceiro, cobrou por me informar de algo que eu já sabia. E, por último, por que você, na verdade, não percebe nada do negócio. Agora, se não se importa, DEVOLVA-ME O CÃO!