sexta-feira, maio 27, 2005

Semana islâmica de Mértola

..

"Espírito do Al-ândalus regressou às ruas de Martulah"

Durante quatro dias, as cores, os sons e os cheiros que há mil anos faziam o quotidiano de Martulah regressaram, relembrando a importância deste porto comercial nas rotas do Mediterrâneo e a herança islâmica das gentes de Mértola. A música, as artes e o tradicional souk são algumas das iniciativas.
.
A música foi uma constante no festival com a animação permanente do souk com um grupo de folclore de Marrocos e com as actuações de “Oojami” (20 de Maio), Majid Bekkas e Nour-Eddine (21 de Maio), Grupo Coral Guadiana de Mértola e Grupo folclórico Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho (22 de Maio).
No segundo dia do Festival teve lugar uma mesa redonda aberta a todos os visitantes do festival onde foi debatido “O Islão nos nossos tempos” e a noite de Dikra (celebração da comunidade islâmica em que a população e visitantes do festival são convidados a partilhar uma refeição). No sábado, dia 21 de Maio, além da azáfama do souk, do trabalho dos artesãos ao vivo reve lugar o colóquio “Dois geólogos perante a História: Ignácio Olague e Oliveira Martins – construção de um método de leitura” e o lançamento da revista Arqueologia Medieval n.º 9. A noite termina com uma Dance Party.
.
Os passeios de barco pelo Guadiana, as compras no souk de produtos árabes, o ambiente árabe enfim, fizeram deste fim de semana alentejano-árabe um grande sucesso.
O Miguel adorou todo este movimento, e vestido de árabe curtiu muito esta sua primeira experiência em Mértola.