sábado, dezembro 31, 2005

LISBOA - DAKAR, no ALENTEJO

..
Este ano o mítico DAKAR, passa pelo ALENTEJO.
O Concelho de Castro Verde vai ter o privilégio de vêr de perto o "grande circo"
Esta tarde de 31 de Dezembro onde é que podemos assistir ao grande espectáculo?

RALI LISBOA DAKAR 2006

- Passagem da caravana Dakar pelo Baixo Alentejo e pelo Algarve

- Especial da Primeira Etapa: Beja, Aljustrel, Castro Verde, Ourique e Almodôvar.

- Especial da Segunda Etapa: Silves, Almodôvar, Loulé e Alcoutim.

As regiões do Baixo Alentejo e Algarve vão ser palco das especiais das duas etapas portuguesas do Lisboa-Dakar 2006, nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. A especial da primeira etapa, que ligará Lisboa a Portimão, terá como cenário os concelhos de Beja, Aljustrel, Castro Verde, Ourique e Almodôvar.

Silves, Almodôvar, Loulé e Alcoutim são os concelhos por onde a caravana do rali passará na especial da segunda tirada, que ligará a cidade de Portimão a Málaga, em Espanha.

QUANDO
Dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro
DESCRIÇÃO
O Rali Dakar 2006 já não se chama Paris-Dakar por uma simples razão: é que a partida desta gigantesca competição terá lugar em Lisboa e não na Cidade das Luzes. Para os muitos adeptos portugueses desta prova espectacular, trata-se da concretização de um sonho há muito acalentado.

Portugal será, assim, o 24º país a figurar na lista daqueles por onde a prova passou ao longo dos seus 27 anos. As verificações técnicas decorrem na capital, entre 28 e 30 de Dezembro, ficando o “quartel-general” instalado no Centro Cultural de Belém. Dia 31 dar-se-á a grande partida, em plena Praça do Império.

As regiões do Baixo Alentejo e Algarve vão ser palco das especiais das duas etapas portuguesas do Lisboa-Dakar 2006. A ideia da organização foi a de garantir que a competição tivesse início ainda em solo europeu e, para tal, o traçado das duas primeiras etapas, disputadas nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, inclui uma especial de 83 quilómetros no primeiro dia, e outra de 115 no segundo.

A especial da primeira etapa, que ligará Lisboa a Portimão, terá como cenário os concelhos de Beja, Aljustrel, Castro Verde, Ourique e Almodôvar. Silves, Almodôvar, Loulé e Alcoutim são os concelhos por onde a caravana do rali passará na especial da segunda tirada, que ligará a cidade de Portimão a Málaga, em Espanha, onde os participantes embarcarão com destino a Marrocos, palco das três etapas seguintes.

Na primeira etapa, ou seja, sábado, os concorrentes entrarão no concelho de Almodôvar a partir das 10:00, pela zona-espectáculo que estará instalada em Aldeia dos Fernandes.

Esta passagem prolonga-se até cerca das 18:00 e termina nas imediações do Complexo Desportivo em Almodôvar. A EM 515, estrada que liga Corte-Zorrinho e que faz o entroncamento com a EN 593, estará interdita ao trânsito durante todo o dia.

Seguidamente, todos os veículos do Dakar tomarão o acesso da EM 393 rumo a Gomes Aires, onde farão a ligação à A2 para o Algarve

.
Lisboa-Dakar - onde ver a prova (I)
Zonas espectáculo

1ª ETAPA – LISBOA / PORTIMÃO

SS1 – BEJA / ALMODÔVAR

ZE 1 – Aljustrel / Carregueiro (km 12/15)Esta zona espectáculo (ZE), a primeira do Lisboa-Dakar, divide-se em dois sectores. O sector 1, situado do lado direito da EN2 (sentido sul – norte) apresenta, em zona ampla e com boa visibilidade, um percurso sinuoso mas rápido a descer com passagem por buracos antes de entrar num estradão muito rápido. O sector 2, do lado contrário da EN2, junto à estação da CP de Carregueiro, oferece a possibilidade de observar os concorrentes numa zona muito ampla, planície, desde uma antiga e desactivada linha de caminho de ferro que servirá de bancada natural.
Acessos: Situa-se na EN2 entre Aljustrel e Castro Verde, junto à Povoação do Carregueiro.
Horário: 1ª Moto – 9.25h; 1º Auto – 11.30h; 1º Camião – 15.30hZE 2 – Castro Verde / Casével (km 30)

CASTRO VERDE-

Saia na saída 12 da A2 (Ourique) e diriga-se para Castro Verde, onde deve seguir a direcção de Casével. O acesso aconselhado para esta ZE é fácil e deverá ter grande afluência de público, pelo que se optar escolhê-la, tenha atenção às horas, dado que pode encontrar muito tráfego nos cerca de oito quilómetros que separam a saída da AE para a ZE. Aqui não tem grandes hipóteses de optar por outras saídas de AE já que tanto as saídas 11 e 13 estão de ‘serviço’ a outras ZE’s. Ir cedo é o segredo para evitar o trânsito

ZE 2: Entre a saída da A2 para Ourique e a referida vila, junto à povoação de Grandaços; Estrada Municipal de Castro Verde para Casével ou estação de Ourique – Junto à povoação de Casével

Desde o paredão de uma barragem pode observar a evolução dos concorrentes na aproximação a essa barragem e nas suas imediações. Zona de grande visibilidade num local muito bonito.
Acessos: De Castro Verde seguir direcção Casével. Antes da povoação de Casével do lado esquerdo situa-se a ZE. Siga as indicações no local.
Horário: 1ª Moto – 9.35h; 1º Auto – 11.40h; 1º Camião – 15.45h

ZE 3 – Ourique / Ourique (km 51,22

Saia na saída 12 da A2 (Ourique) e diriga-se para Ourique, pelo IP2, e entre no IC1 em direcção ao Algarve. Após a vila de Ourique, vire à esquerda para a Aldeia dos Fernandes, encontrando a ZE pouco depois. O mesmo se aplica em relação à ZE2, já que a saída de AE é a mesma, embora o sentido para o qual se vira seja distinto. Tenha atenção ao tráfego.

ZE 3: Nas imediações do IC1, esta ZE que permite observar os concorrentes num cenário alentejano, com um percurso que se revela rápido mas algo sinuoso, com sobreiros numa excelente área de observação.
Acessos: Da A2, saída de Ourique, seguir direcção Ourique pelo IP2, e entrar no IC1 direcção Algarve. Após a vila de Ourique, à esquerda para a Aldeia dos Fernandes.
Horário: 1ª Moto – 9.50h; 1º Auto – 11.55h; 1º Camião – 16.05h

ZE 4 – Almodôvar / A. Fernandes (km 65)

Tem duas hipóteses, sai na saída 12 (Ourique) dirige-se para Castro Verde e seis quilómetros depois para a N2 direcção Almodôvar, devendo virar para Aldeia dos Neves, povoação que fica à direita, cerca de 10 quilómetros depois de ter entrado na N2. Depois desta aldeia, siga sempre em frente para Aldeia dos Fernandes, encontrando a ZE à saída desta.

ZE4: O percurso do Lisboa – Dakar contorna a Aldeia dos Fernandes seguindo o percurso de uma ribeira ao longo de cerca de 2 km, cruzando-a mesmo duas vezes. A posição elevada da aldeia em relação ao percurso permite uma bancada natural com boas condições.
Acessos: Desde a A2, saída de Almodôvar, quando possível seguir pela esquerda em direcção a Corte Zorrinho, Aldeia dos Fernandes. Junto à povoação siga as indicações. Atenção às estradas condicionadas na região.
Horário: 1ª Moto – 10.00h; 1º Auto – 12.05h; 1º Camião – 16.