sexta-feira, maio 05, 2006

cante alentejano ao som de orquestra sinfónica

..
Estive em casa do Zé Arsénio
e fiquei muito agradado, quer
com os seus trabalhos de artesanato,
quer com a colecção de bonitos quadros
que ele tem vindo a pintar com motivos
do seu Alentejo.
Prometo que em breve o nosso
blog, como difusor da cultura
alentejana, vai publicar algumas
das suas obras.

Ouvi ainda em sua casa, um DVD de cante alentejano, acompanhado da Orquestra Sinfónica de Cordova que me deixou com "pele de galinha".
A combinação "cante-orquestra sinfónica" ´é explosiva, a sua audição é viciante. Trouxe para casa e não parei de o ouvir vezes sem fim.
Mas deixem-me apresentar o DVD:


Ronda dos Quatro Caminhos
Terra de Abrigo
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
"Terra de Abrigo" é um disco que conta com a participação de vários coros alentejanos, a Orquestra Sinfónica de Córdoba, e ainda Katia Guerreiro, Amina Alaoui, Pedro Caldeira Cabral, Ezperanza Fernandes e José António Rodriguez.

A "Ronda dos Quatro Caminhos" acaba de editar "Terra de Abrigo", um disco que cria a maior disrupção com o passado alguma vez assistida na história de um grupo de música de raiz tradicional. Neste caso juntaram Cante Alentejano com uma orquestra sinfónica e produziram um disco inédito: pela sofistificação e pela ambição.

Este trabalho surge precisamente no ano em que a Ronda completa os seus vinte anos de existência - tempo ao longo do qual o grupo apostou na divulgação e recuperação da Música Tradicional Portuguesa - e talvez por isso tenha decidido assinalar, com um trabalho especial, esta importante data.

"Terra de Abrigo" junta pela primeira vez em Portugal, uma orquestra sinfónica e corais alentejanos, pretendendo - de certa forma - "homenagear" a música que se faz no Alentejo, não do ponto de vista meramente "etnográfico", mas através da ligação das várias raízes do "cante", estabelecendo a ponte entre o Alentejo de hoje e o Al-Andaluz de há 800 anos.

Ao todo, Foram cerca de três anos de trabalho, para fazer os arranjos para a orquestra, ensaiar os grupos corais e juntar isso tudo. E é a partir desta ideia arrojada e de um trabalho laborioso e minucioso que a Ronda faz o disco de uma vida - com toda a profundidade de uma verdadeira obra prima, indispensável.

O disco conta com vários convidados. Para começar, a participação especial da Orquestra Sinfónica de Córdoba, que acompanha os vários temas tradicionais alentejanos apresentados neste registo discográfico. Vários coros alentejanos dão voz e corpo a este projecto: o Coral Etnográfico da Casa do Povo de Serpa; Rancho de Cantadores de Vila Nova de S. Bento; Cantares de Évora; Grupo Coral Baleizão; Coral Etnográfico do Ateneu Mourense; Grupo Coral da Casa do Povo de Safara e Grupo Cantadores de Saias de Campo Maior.

Ainda como solistas, a Ronda dos Quatro Caminhos contou ainda com a participação especial da marroquina Amina Alaoui, na voz; os espanhois Esperanza Fernandez, Voz e José António Rodriguez, na guitarra; a fadista portuguesa Katia Guerreiro e ainda Pedro Caldeira Cabral, na Viola Campaniça.

Eis alguns poemas das modas

GOTA D'ÁGUA

Fui à fonte beber água
Achei um raminho verde
Quem o perdeu tinha amores
Quem o achou tinha sede

Dá-me uma gotinha de água
Dessa que eu oiço correr
Entre pedras e pedrinhas
Alguma gota há-de haver

Alguma gota há-de haver
Quero molhar a garganta
Quero cantar como a rola
Como a rola ninguém canta

Fui à fonte beber água
Achei um raminho verde
Quem o perdeu tinha amores
Quem o achou tinha sede

(CANTADORES DA ALDEIA NOVA DE SÃO BENTO)

O ALMOCREVE
A moda do Almocreve

Eu aprendi a cantare
Lavrando em terra molhada
Alegremente cantando
Pensando em ti minha amada (bis)

Lembram-me os tempos passados
Tudo se vai acabando
Os bois puxando arado
O almocreve cantando (bis)

O almocreve cantando
Cultivando verdes prados
Quando eu vejo alguém lavrando
Lembram-me os tempos passados (bis)

(CANTARES DE ÉVORA)

LARANJA DA CHINA. Laranja da China

Laranjeira de pé d'ouro
Que dá laranjas de prata
Tomar amores não me custa
Deixá-los é que me mata

Olha a laranja da china
Criada no arvoredo
Não te ponhas à esquina
Que eu passo e não tenho medo

Que eu passo e não tenho medo
Que eu passo e não faço mal
Olha a laranja da china
Criada no laranjal

Olha a laranja da china
Ela é doce e sabe bem
Muito gosto eu de dançar
Com um par que dance bem

Mas é claro que ouvido é muito melhor, ouçam!!!