quarta-feira, abril 09, 2008

POST DE CINEMA

.
HOJE O NOSSO POST DE CINEMA
VAI DEBRUÇAR-SE SOBRE UM
FILME QUE VAI PASSAR AQUI
EM CASTRO VERDE NO PRÓXIMO
FIM DE SEMANA.
O "ATONEMENT" QUE GANHOU
O TITULO EM PORTUGUÊS DE
"EXPIAÇÃO"



Baseado no best-seller do escritor britânico Ian McEwan, "Atonement" é um filme complexo, que aborda inúmeros temas, do poder da criatividade aos horrores da Segunda Guerra, mas o maior tema retratado é, sem dúvida, o sentimento de culpa, o arrependimento e a necessidade de expiação. Este filme é uma adaptação quase fiel do livro, e é o segundo filme dirigido por Joe Wright.


Com direito a comparação directa com 'Pearl Harbour' e 'Memphis Belle', este filme torna-se ainda mais profuso de sentido por se tratar de um filme embebido de uma visão tipicamente Britânica, que tanto tem cenas com picos a puxar o cómico-sarcástico, como cenas com um grau de dramátismo que chegam a ser, por vezes, surpreendentemente perturbadoras.

É um filme premiado:
Prémios e nomeações
Oscar 2008 (EUA)

Nomeado a Melhor Filme
Nomeado à Melhor Actriz Coadjuvante (Saoirse Ronan)
Nomeado ao Melhor Roteiro Adaptado (escrito por Christopher Hampton e baseado no livro de Ian McEwan)
Nomeado Melhor Fotografia (Seamus McGarvey)
Nomeado Melhor Direção de Arte (Sarah Greenwood e Katie Spencer)
Nomeado ao Melhor Figurino (Jacqueline Durran)
Vencedor da Melhor Banda Sonora (Dario Marianelli)

Globo de Ouro 2008 (EUA)

Vencedor do prêmio BLOBO DE OURO de melhor filme dramático


Um 'Devdas' ocidental, sem dúvida - que muito surpreendeu, não só pelos simbologismos visuais, fotografia e banda sonora; mas também pela concepção original de um ideal de amor e romance que é raramente (se é que foi alguma vez) explorada pela indústria cinematográfica Europeia e Americana. Com este filme, ousou-se ir contra o típico estereotipo de final feliz, e enfatizou-se a necessidade de explorar novos contextos cinematográficos.

Joe Wright já tinha estreado em 2005 com bastante sucesso "Orgulho e Preconceito", outra transposição literária, dessa vez um clássico de Jane Austen. Não espanta, portanto, a mestria com que este filme se conjuga em sintonia perfeita entre fantasia e realidade. A banda sonora e o elenco, bem como a adaptação quase genuina do livro torna este filme num importante marco cinematográfico, TENDO SIDO UM DOS NOMEADOS AOS Óscars 2008!

"Atonement" é protagonizado pela actriz Keira Knightley, à qual se juntaram James McAvoy e Vanessa Redgrave.

O filme passa no Cine Teatro de Castro , Sábado e Domingo, dias 12 e 13 de Abril