segunda-feira, agosto 04, 2008

Grupos de cante alentejanos - GRUPO CORAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE RIO DE MOINHOS - (ALJUSTREL)

.
O NOSSO BLOG CONMTINUA
A DIVULGAR OS GRUPOS
DE CANTE DO ALENTEJO



Nome:
Grupo Coral da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos (Aljustrel)

Fundação:
26 de Agosto de 1984


Traje:
Calça azul, camisa azul e branco em xadrez, colete azul e chapéu preto

Edições:
Uma "cassete" audio, em 1988.

Mestre:
José Agostinho Figueira

Responsável do Grupo :
João Viriato Duarte

Contactos:
Junta de Freguesia de Rio de Moinhos
Rua Dr. Brito Camacho
7600-503 RIO DE MOINHOS
284 609 321/284 609 104

O Rio de Moinhos é uma freguesia do concelho de Aljustrel, com 36,74 km² de área e 864 habitantes (2001). Densidade: 23,5 hab/km².


É a freguesia de constituição mais recente no Concelho de Aljustrel. Foi em 1985 que a As-sembleia da República procedeu à sua criação numa parcela antes pertencente ao território da Freguesia de Aljustrel.

O sector primário da sua economia impõe-se, des-tacando-se como produtos principais as oleaginosas (azeitona e girassol), a cultura de cereais (em regime extensivo de sequeiro), o tomate (para con-centrado), milho, arroz e vinha.
Foi em Rio de Moinhos que Manuel Brito Camacho, político republicano, nasceu e aprendeu as primeiras letras e o apego que o ligou ao Monte das Mesas onde viveu a infância, onde «brincou, fisgou pardais e foi aos grilos» fê-lo escrever, ao longo da vida, numerosas páginas sobre a paisagem desta região e o modo de vida bucólico, de outros tempos: «Que bom tempo aquele! Pela meia tarde, na época da ordenha, a horas certas, ainda vinha longe o ala-vão, logo eu corria para o aprisco, sem chapéu, e punha-me a tocar o búzio com muita força até que o roupeiro chegasse, quase sempre furioso por o terem chamado antes do tempo. Que feliz eu era então».