sexta-feira, abril 17, 2009

A "PRAÇA DA ALEGRIA" DA RTP1 ESTEVE EM CASTRO VERDE

.
O PROGRAMA "PRAÇA DA ALEGRIA DA RTP1,
VEIO À ALEGRIA DA PRAÇA, DE CASTRO VERDE
.
O badalado programa da manhã da RTP1 transmitiu na passada terça feira a partir de Castro Verde os habituais "exteriores" que vem fazendo pelo país, sob a batuta de Serenela Andrade.

A Praça da Republica da vila cedo se começou a agitar com a chegada do carro de exteriores da televisão pública, e com a azáfama dos detalhes da emissão a pôr no ar.

O nosso blogue esteve lá, isto é, estive lá, e aqui vou com palavras ,imagens e sons descrever o que vi e ouvi, numa pequena crónica paralela ao que se viu na televisão.

Na hora, ou antes, no minuto certo, foi para o ar um primeiro "directo" com o Pedro Mestre a falar explicando como se constrói uma viola campaniça, após o que cantou uma moda com o seu grupo "Violas Campaniças" de que faz parte com sua mãe, sua madrinha e Ana Valadas, sua namorada.


O "exterior" ou "directo", foi demasiado curto para o significado e qualidade da interpretação, o que é uma pena neste formato de programa. É que assim os telespectadores pouco viram e ouviram com a imagem lá em casa a desaparecer dos ecrans ainda antes do final da performance.

Na Praça (real) continuou o clima de festa que se prolongou nos intervalos dos directos, com cada vez mais curiosos a aparecer e se juntarem à festa.


Houve quem criticasse a Organizção por não ter enquadrado melhor as pessoas, disciplinando o espectáculo.
Tenho uma opinião diferente. Esta aparente anarquia acabou por tornar mais expontânea e humanizada a assistência. Não aprecio a "normalização" pré formatada.
Houve "gente" na Praça, não vi lá robots a bater palmas "à ordem"...


No segundo "directo" as "Camponesas de Castro Verde" cantaram a "Ceifeira" com a

qualidade que lhe conhecemos, continuando mesmo para além do "directo", tendo a certa altura enquadrado no grupo a própria Serenela Andrade, que ainda trauteou algumas estrofes.

Estava previsto no alinhamento do Programa que o ultimo "directo" fosse para o ar a partir do Restaurante O Celeiro de Entradas, e trataria de Gastronomia da região.

A chuva e a falta de tempo útil em termos de televisão, alteraria as intenções, e acabou por ser da esplanada parcialmente coberta do Café La Praça, que foram para o


ar as imagens da mesa dos petiscos da nossa região alentejana, e os esclarecimentos especializados da criadora das iguarias do Celeiro




e da qualificada doceira de Castro Verde ,Bia Alexandrina, que também canta nas "Camponesas de Castro verde"



vindo a encerrar-se os "directos" com as palavras de Miguel Rego a apresentar de um modo sucinto a programação da Semana da Quinzena Cultutal que se iniciaria na Vila a partie do dia 17 deste mês.
>

E tudo acabou com as tradicionais saudações para os familires no estrangeiro

E pronto, foi esta a crónica paralela da vinda da "Praça da Alegria" a Castro Verde.