domingo, maio 22, 2011

CADERNO DE DANÇAS DO ALENTEJO

.


O Arquivo de danças do Alentejo é um projecto de grande dimensão e importância a que o nosso blogue não ficou indiferente, e que divulga .

Depois do lançamento da obra em Portugal, no ano de 2010, o Caderno de Danças do Alentejo, Vol. 01 chega ao Brasil em uma série de lançamentos pelo país que acontecem no mês de junho de 2011.

Entre lançamentos do livro, oficinas de danças, sessões cooperativas em parceiras com projetos sociais e apresentações em universidades, Domingos Morais e Lia Marchi apresentarão o projeto, a pesquisa e o repertório documentado no Caderno em Nova Olinda, Curitiba, Paranaguá e Brasília.

MAS O QUE É O PROJECTO?

O Arquivo das Danças do Alentejo é uma iniciativa da Pé de Xumbo Associação para Promoção de Música e Dança criada em1998, com sede em Évora mas com projectos nacionais e internacionais.

A ideia de pesquisar e divulgar as danças tradicionais do Alentejo e géneros coreográficos praticados nesta região surgiu há alguns anos e resultados concretos já foram produzidos pela Associação Pé de Xumbo, com o DVD Manda Adiante, sobre as valsas mandadas da Serra de Grândola.

Em 2009, a Associação Pé de Xumbo convidou Lia Marchi, directora e pesquisadora da “Olaria Projetos de Arte e Educação”, para participar de uma série de reuniões com Diana Mira e Celina da Piedade para elaborarem em conjunto propostas e metas e iniciar um projecto alargado sobre o tema.

No decorrer deste processo, o Professor Domingos Morais, investigador associado do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa), somou seu fundamental apoio à iniciativa da Pé de Xumbo integrando esta equipe.

Vai nascendo, vai crescendo, vai-se transformando a proposta de dar corpo e voz activa ao Arquivo das Danças do Alentejo.

Uma semente que lançamos, todos nós, em conjunto, e que neste primeiro momento irá realizar uma pesquisa de campo de três meses e produzir um libreto com os principais resultados desta etapa.

O projecto terá continuidade e espera publicar os resultados deste levantamento em livro, áudio e vídeo, além de um portal online com informações sobre as danças tradicionais do Alentejo.