sexta-feira, novembro 25, 2011

amanhã, dia 26, É DIA DE MANUEL DA FONSECA, em CASTRO VERDE

.
CASTRO VERDE PRESTA AMANHÃ MAIS
HOMENAGENS AO ESCRITOR ALENTEJANO
MANUEL DA FONSECA.



UMA É...

À fala com Manuel da Fonseca" -Um Espectáculo de prosa e poesia pela Associação Andante

“À fala com Manuel da Fonseca” conduz-nos numa viagem de 50 minutos pelos personagens mais marcantes dos romances, contos e poemas do escritor, mas também pelo exímio contador de histórias que era.

Regressar hoje ao “Cerromaior” ou a “Seara de Vento”, aos contos de “Aldeia Nova” ou de “O Fogo e as Cinzas”, à claridade da sua poesia, às personagens que marcaram gerações de leitores e moldaram o seu olhar, é regressar a uma esperança, é voltar a acreditar na liberdade, no amor, na solidariedade verdadeira e na dignidade a que todos os homens têm direito.


...a outra, é:

Morada da Poesia: Poetas celebram Manuel da Fonseca

No Centenário do Nascimento de Manuel da Fonseca, a Câmara Municipal de Castro Verde edita Morada da Poesia. Um livro, com ilustrações de Manuel Passinhas, que festeja o Alentejo e o fraterno poeta e escritor, nome maior do neo-realismo português.

Com coordenação de Luís Filipe Maçarico, o livro reúne textos e poesias de um grupo de amigos-poetas – Belmira Besuga, Cristina Pombinho, Isabel Mendes Ferreira, Maria Conceição Baleizão, Maria José Lascas, Miguel Rego, Paula Cristina Lucas da Silva, Manuela Rosa e Rosa Dias.
O artigo Manuel da Fonseca: Poeta da Consciência Social, Pintor do Real,
Repórter do Futuro, da autoria de Luís Filipe Maçarico, publicado em 1999, é agora parte integrante desta obra, relembrando a existência exemplar de Manuel da Fonseca: semear beleza, partilhar sonhos, desassossegar os que à sua volta não viam a realidade.

Morada da Poesia é Manuel da Fonseca e Alentejo. Porque eles são indissociáveis e respiraram o mesmo ar. Manuel da Fonseca «deixou-nos um legado exaltante – o ideal que guiou os seus passos. E é essa a essência da sua obra (...)».

Ambos os eventos às 21,30 na Bibioteca Manuel da Fonseca