segunda-feira, fevereiro 18, 2013

COLÓQUIO "DINÂMICAS DO CANTE ALENTEJANO" na QUINTA DO CONDE

.
NUMA ORGANIZAÇÃO CONJUNTA DAS CANTADEIRAS
DE ALMA ALENTEJANA E DO GRUPO VOZES DO
ALENTEJO DA QUINTA DO CONDE, REALIZOU-SE
UM COLÓQUIO DENOMINADO "DINÂMICAS DO CANTE
ALENTEJANO"

.

"A MODA ALENTEJANA TEM A FANTÁSTICA
CAPACIDADE DE NUNCA PASSAR DE MODA
"



Tive pena de não poder estar presente neste colóquio ,pela importância do tema e pelo carinho que tenho pelas Cantadeiras de Alma Alentejana e pelo grande amigo e grande alentejano o Luis Moisão.



Na Mesa sentaram-se:


Ao centro o Sr. Professor José Rodrigues dos Santos que encantou os presentes com uma "lição" que todos quererão ver repetida;à sua direita Nazaré Avó a coordenadora das Cantadeiras Alma Alentejana, tendo ao seu lado o Sr. Francisco Teixeira, Presidente. da MODA e o Prof. José Rabaça de seguida. À esquerda do Prof. José Rodrigues, João Favinha, o Presidente. da Associação Cultural, Social e Recreataiva Voz do Alentejo e coordenador deste Grupo Coral, a presidir a Mesa; ao seu lado o Sr. Vítor Antunes, Presidente da J. Freguesia da Qrª do Conde e finalmente o Sr. João Proença, Presidente. da Casa do Alentejo.

Durante algumas horas falou-se dp cante alentejano, da sua dinâmica, do seu significado, da importância para a cultura Alentejana, traçaram-se caminhos para o futuro , e o Alentejo ,e a tradição revelaram-se pujantes.

.



Depois ,como não podia deixar de ser, ouviu-se o cante, e pela voz de quem sabe:





AS CANTADEIRAS DE ALMA


.
VOZES DO ALENTEJO



AS FOTOS SÃO DE ANTÓNIO CASQUEIRA E VOZES DO ALENTEJO a quem agradeço.