segunda-feira, março 24, 2014

CRÓNICA DA FESTA DO 28º.ANIVERSÁRIO DO GRUPO CORAL AMIGOS DO ALENTEJO DO FEIJÓ

.
ONTEM, SÁBADO, REALIZOU-SE NO CLUBE
RECREATIVO DO FEIJÓ, A FESTA DOS 28
ANOS DO GRUPO CORAL AMIGOS DO ALENTEJO
DO FEIJÓ.


A CASA DAS PRIMAS esteve lá e conta os detalhes do que por lá viu e ouviu.

Tive o prazer de ter encontrado muitos amigos,daqueles que estão em todas, sempre que o Alentejo está no programa, como o José Freire Colaço, de Castro Verde e a viver em Paço d'Arcos ,militando no Grupo Coral Guadiana de Tires


que subiu ao palco trazendo uma prenda para os aniversariantes:



também o sempre presente José Inácio Santana Nobre

e muitos outros, entre tantos que encheram a sala.

Já aqui tenho referido,o papel importante que tem tido, na promoção da cultura alentejana, com relevo para o cante alentejano, do Grupo Coral Amigos do Alentejo do Feijó.

No Feijó, freguesia de Almada, recentemente agrupada administrativamente à do Laranjeiro, vive e labuta uma significativa clara maioria de alentejanos e seus descendentes,muitos já em 4ª.geração.
Pode afirmar-se que rua-sim, rua-sim, casa-sim, casa-sim, há sempre alentejanos , e a pronuncia mais escutada é a deliciosa forma de expressão oral , que tira o "i" ao leite (lête) colocando-o no café (cafeí).

Pois foi no Feijó,. que há 28 anos,um grupo de alentejanos de origens diversas,de terras como Serpa, Ficalho,Moura,Aldeia Nova de São Bento,ALjustrel,Beja entre outras , se juntou e resolveu formar um grupo coral, a que chamou Grupo Coral Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó, apadrinhados, então ,pelo Grupo Coral Alentejano da Amadora.

A Casa das Primas, esteve na festa dos 28 anos, como tem estado em muitas outras ao longo destes anos, e deixa aqui no teu blogue, para memória futura, detalhes, imagens fixas e animadas do que viu e ouviu.

A sala esteve cheia a abarrotar, o que motivou dos vários grupos presentes , muitos elogios, encantados por actuar perante tantos alentejanos .

Os Alentejanos que vivem fóra do Alentejo,pela sua ausência forçada das terras que os viram nascer, das quais sentem grande saudade, têm pela sua região um amôr ilimitado, e participam sempre que a oportunidade surge, em todas as manifestações culturais, especialmente aquelas que incluem cante alentejano, com enorme entusiasmo, adesão , fervor e uma enorme afirmação de pertença.

Este ano a novidade da festa , foi estar a ser transmitida em directo para Londres e o Canadá, através da Radio Solar de Londres, numa produção de Manuel Venâncio.
.

Numa primeira parte, chamemos-lhe a dos discursos e apresentações, passaram
E quando o eterno e muito acarinhado Afonso, dirigente do Grupo festejado, subiu ao palco, e dirigiu as primeiras palavras à sala

esta rebentou em aplausos.

Nos primeiros momentos, na fase dos discursos e apresentações, foram várias as individualidades com ligações próximas com os Amigos do Feijó convidadas a falar , como o Presidente da nova Junta de Freguesia, Luis Palma:



o Presidente do Clube Recreativo do Feijó:

O Presidente da MODA

O representante da Câmara de Almada

E foi o tempo do cante, de subir ao palco o grupo festado.


Coube então ao amigo Pereira dirigir algumas palavras, dar o mote para o incio da sua actuação:


muito aplaudidos, muito acarinhados





e a mostrarem a grande qualidade do seu cante.


O grupo que se seguiu constituiu uma novidade, veio do Algarve, veio de Tunes, e constituído por Alentejanos que lá labutam e matam saudades das suas origens cantando a moda.

atraíram muitos aplausos, agarraram a sala, espera-se que voltem.




Do Barreiro, voltou a estar presente o Grupo Coral Amigos do Barreiro


experientes, muito trabalhados , excelentes vozes



E vieram os padrinhos da Amadora, o Grupo Coral Alentejano da Amadora,


apresentados pelo seu líder




encantaram uma vez mais



levando a sala a aplaudir de pé



E foi num clima de grade fraternidade que terminou a festa dos aniversariantes, com toda os presentes a confraternizar e a pensar já nos próximos encontros