quarta-feira, maio 27, 2015

NOVA EXPOSIÇÃO NO MUSEU DAS LUCERNAS EM CASTRO VERDE

.
FOI ONTEM INAUGURADA UMA NOVA
EXPOSIÇÃO NO MUSEU DAS LUCERNAS
EM CASTRO VERDE


Abriu ontem, 26 de maio, ao público no Museu da Lucerna, em Castro Verde, a exposição temporária “Roma, a Música e as Lucernas”, mostra dedicada à música, que pretende valorizar a sua importância na antiguidade romana.

A exposição foi apresentada no contexto do reconhecimento do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, e revela como nas fontes clássicas são comuns as narrativas que remetem para a presença constante da música em diversos ambientes da vida pública e privada dos romanos, como banquetes, festas solenes e cerimónias imperiais, espetáculos teatrais, corridas de circo, lutas de gladiadores, rituais religiosos, funerais e até no exército e no campo de batalha.


O canto era também uma expressão musical muito apreciada pelos romanos nos espetáculos lúdicos e nos rituais de iniciação e purificação. Associada a esta temática, o Museu apresenta exemplares de lucernas com a iconografia alusiva às Sereias, monstros meio mulheres meio aves de rapina, que possuíam uma voz tão melodiosa que atraía irresistivelmente os marinheiros.

A exposição vai estar patente durante um ano e pode ser visitada de 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 12h30 e aos sábados e domingos, das 14h00 às 17h30.