segunda-feira, fevereiro 05, 2018

SÃO MARCOS DA ATABUEIRA

.
SÃO MARCOS, DAS ATABUAS, DA SENHORA
DE ARACELIS, DAS AVES ESTEPÁRIAS
É UMA DOCE LOCALIDADE DO CONCELHO
DE CASTRO VERDE.




Área: 103,3 Km2
População: 373 habitantes
Densidade Populacional: 3,6 hab./Km2
Aglomerados Populacionais: S. Marcos da Atabueira, Salto, Guerreiro e Figueirinha.
Atividades Económicas na Freguesia: Agricultura, pecuária e pequeno comércio.
Festas Tradicionais: Festas de São Marcos (25 de Abril); Festas da Senhora de Aracelis (1º fim de semana de Setembro).



A freguesia de Santa Bárbara foi freguesia do concelho de Castro Verde. Pertenceu à Comarca de Ourique tendo passado a integrar a de Almodôvar em 1855. Recebeu foral manuelino em 1 de Julho de 1510. Foi comenda do Morgado da Patameira. O prior era da apresentação Mesa da Consciência e Ordens. O orago é S. Tiago, Apóstolo. Integra o distrito administrativo e eclesiástico de Beja.

Integrada no município de Castro Verde durante o século XIX, a freguesia de São Marcos da Atabueira, situada a 13 km da sede de concelho, herda o seu nome da natureza da sua localização junto a zonas húmidas, onde cresciam juncos e outras plantas paludosas, como a atabua.

Num território onde a pseudoestepe é predominante, e a pastorícia tem um papel importante na preservação da paisagem tradicional, a área da freguesia é na totalidade zona de proteção especial para as aves estepárias, como a abetarda e o sisão, integrando, em consequência, a “Rede Natura 2000”.

São Marcos da Atabueira Do património arquitetónico destaca-se a setecentista Igreja Paroquial e, a escassos quilómetros da localidade do Salto, no limite com o concelho de Mértola, a ermida da Nossa Senhora de Aracelis, um local de peregrinação ancestral, de onde se avista uma paisagem natural rica e diversificada, de morfologias e cambiantes cromáticas únicas.