quarta-feira, março 07, 2018

MUSICO CASTRENSE RUI DE MATOS SELECIONADO PARA ORQUESTRA JOVEM DA UNIÃO EUROPEIA.

.
RUI DE MATOS VAI INTEGRAR ORQUESTRA
DE JOVENS DA UNIÃO EUROPEIA.



Rui de Matos, músico natural de Castro Verde, foi um dos 22 músicos portugueses selecionados para integrar a Orquestra de Jovens da União Europeia, para esta temporada.

O flautista castrense vai integrar a Orquestra como membro efetivo, nesta que é a maior participação portuguesa de sempre, sendo Portugal o terceiro país mais representado dos 28 da União Europeia.

A Orquestra de Jovens da União Europeia reúne atualmente 118 músicos de todos os países da União Europeia e foi fundada há mais de 30 anos com o objetivo de juntar os mais talentosos jovens instrumentistas da União Europeia, oferecendo aos candidatos aprovados a oportunidade de trabalhar com professores especializados de instrumento e de tocar em todo o mundo com maestros e solistas de renome.

QUEM SÃO OS OUTROS PORTUGUESES companheiros do RUI DE MATOS

Dos 28 países da União Europeia, Portugal é o terceiro mais representado, apenas ultrapassado pelo Reino Unido e pela Espanha.

De acordo com comunicado da DGArtes, como membros efetivos foram selecionados para integrar a orquestra Carlos Leite (trompete), Carlos Domingues (viola), Francisco Lourenço (viola), José Trigo (contrabaixo), Lia Yeranosyan (violino), Mariana Lopes (violino), Miguel Erlich (viola), Nuno Osório (contrabaixo), Pedro Ribeiro (trompa), Pedro Marques (viola), Rui de Matos (flauta) e Vanessa Lima (contrabaixo).

Como reservas vão integrar a orquestra Catarina Koppitz (violoncelo), Daniel Gomes (contrabaixo), Diogo Andrade (trombone), Inês Delgado (violino), João Silva (oboé), José Costa (trompa), José Nunes (viola), Lia Melo (viola), Pedro Marques (viola) e Vanessa Lima (contrabaixo).

Em anos anteriores, a orquestra tinha um máximo de oito efetivos portugueses. De todos os músicos apurados, quatro são violetistas e alunos do professor António José Pereira.

A DGArtes realçou que os resultados surgem após o investimento na formação de jovens músicos, em particular em setembro do ano passado, com a realização de duas 'masterclasses' com o maestro Peter Stark, professor no Royal College of Music e maestro auxiliar na Orquestra de Jovens da União Europeia.

A Orquestra de Jovens da União Europeia reúne atualmente 118 músicos de todos os países da União Europeia.

A orquestra foi fundada há mais de 30 anos com o objetivo de juntar os mais talentosos jovens instrumentistas da União Europeia, oferecendo aos candidatos aprovados a oportunidade de trabalhar com professores especializados de instrumento e de tocar em todo o mundo com maestros e solistas de renome.

Portugal faz parte da Orquestra de Jovens da União Europeia desde 1986, cabendo à DGARTES organizar, anualmente, as audições a nível nacional.