quinta-feira, novembro 19, 2020

RANCHO DE CANTADORES DE PARIS LANÇA CD COM PEDRO METRE,OS GANHÕES e PAPOILAS DO CORVO.

 .

RANCHO DE CANTADORES DE PARIS LANÇA ÁLBUM DE CANTE

Com a participação d’ Os Ganhões, As Papoilas e Pedro Mestre




Após três anos de preparação, a Compagnie des Rêves Lucides apresenta o álbum “Alentejo Ensemble“, o primeiro registo discográfico do Rancho de Cantadores de Paris, que conta com a participação de 16 artistas e grupos corais alentejanos e onde se destaca a presença de Pedro Mestre e dos grupos corais do concelho “As Papoilas” do Corvo e “Os Ganhões” de Castro Verde.


A apresentação interativa do álbum, um CD digibook, acontece hoje, 19 de novembro, pelas 21h00 na página Bom Dia (https://bomdia.eu/), e pretende assinalar o sexto aniversário da Classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.


O projeto “Cantadores de Paris” nasceu em 2016 nos ensaios para uma peça da companhia Rêves Lucides, de Carlos Balbino, tendo evoluído para um grupo de cante e finalmente para uma escola, onde cerca de 15 pessoas ensaiam e aprendem em conjunto a tradição do cante alentejano. O grupo foi retratado no documentário “Cantadores de Paris”, realizado por Tiago Pereira, apresentado em Castro Verde em Novembro de 2017.


O grupo tem prevista uma digressão nacional de apresentação do álbum, com passagem por Castro Verde, cuja realização está, para já, dependente do evoluir da pandemia COVID-19.