sexta-feira, maio 21, 2021

 .

O CHEFE PEDRO MENDES DE ADN

ALENTEJANO, CONHECIDO PELO

SEU LIVRO "RENASCER DA BOLOTA",

ACABA DE LANÇAR OUTRA OBRA,

DESTA FEITA COM TEMA CENTRADO

NA ALGAS, "ALGO COM ALGAS"





“Algo com Algas” é o mais recente livro assinado pelo chefe de cozinha Pedro Mendes. A obra com lançamento a 28 de maio, apresenta 40 receitas, tendo como inspiração diferentes espécies de algas. A obra, onde não faltam harmonizações de pratos com vinhos, estará disponível em formato impresso e digital.

A diversidade das algas existentes na costa portuguesa, a composição nutricional de cada um destes organismos profusos em ambiente aquático e a possibilidade de integrarem a alimentação diária dos lares dos portugueses, foram os motivos que levaram o chefe de cozinha Pedro Mendes a aprofundar o tema e a criar receitas tendo por base as algas.

Do estudo exaustivo sobre as algas, a idealizar passo a passo cada ingrediente que combinasse com determinadas algas, nasceram assim as 40 receitas que fazem parte do livro que agora nos chega às mãos. Para Pedro Mendes o livro que agora apresenta resume-se da seguinte forma: “algas na alimentação humana é uma forma de democratizar e incentivar a utilização deste ingrediente tão rico através de receitas simples e muitas delas conhecidas, já que são retiradas do nosso receituário”.

Ao longo de cem páginas, numa edição bilingue (português/inglês), o leitor poderá ainda apreciar as harmonizações de vinhos conjugados com cada uma das receitas num apoio fundamental por parte dos Vinhos de Lisboa, A importância da proximidade do mar aos vinhedos e da influência atlântica confere a conjugação perfeita entre as algas, a criatividade de Pedro Mendes, e, obviamente os vinhos selecionados nas harmonizações da responsabilidade de Patrícia Serrado, João Pedro Rato e do próprio chefe de cozinha.

O prefácio de “algo com Algas” é, de resto, assinado por um dos críticos gastronómicos mais conceituados do nosso país, Fernando Melo (Evasões), e a tradução para a versão inglesa é da responsabilidade da jornalista Ann Abel (Forbes).

“Algo com Algas” estará disponível a partir de 28 de maio, dia em que será oficialmente apresentado à imprensa e parceiros e poderá ser adquirido através do e-mail: books@mutante.pt. Estará disponível em dois formatos: impresso e digital, com um preço de venda de 24,99 euros (portes de envio incluídos para Portugal Continental) e 19,99 euros (Apple Books e Google Livros).

O projeto nasce de uma parceria com João Pedro Rato (Mutante).

Pedro Mendes, de 44 anos, autodidata nas artes culinárias, tem vindo a estudar e a desenvolver a sua paixão através da pesquisa e trabalho.

Sendo a família materna de Beja e o avô de Estremoz, naturalmente cresceu com a gastronomia Alentejana em casa. Foram muitas férias passadas em Beja ao longo dos anos, pelo que, este lisboeta se sente em grande parte Alentejano, identificando-se com a terra e com as gentes. No Alentejo sente-se em “casa”.

Na bagagem, Pedro Mendes traz a experiência de cozinhas