domingo, setembro 12, 2021

RECORDO NOITE DA RÁDIO CASTRENSE NA ALDEIA DA SETE EM 2007

 .

EM 19 DE JULHO DE 2007, ASSISTI

PELA PRIMIRA VEZ UMA EMISSÃO

DO PROGRAMA PATRIMÓNIO AO

VIVO, NA ALDEIA DA SETE E DEIXO

AQUI UM POEMA EM DÉCIMAS 

DO POETA POPULAR DE OURIQUE,

ANTÓNIO SANTOS VAZ, DEDICADO

AO "PATRIMÓNIO".

.

"DÉCIMAS DEDICADAS AO PROGRAMA PATRIMÓNIO QUE A RÁDIO CASTRENSE ESTÁ A TRANSMITIR HOJE, DIA 19 DE JULHO DE 2007, AQUI EM SANTA BÁBARA DE PADRÕES (SETE), TERRA DAS MINAS DE NEVES CORVO."


Mote


O Património hoje é aqui feito

Em Santa Bárbara de Padrões

Calhou asim deste jeito

E há-de haver mais ocasiões


I

És Freguesia mineira

Produzes grande riquesa

Para a Nação Portuguesa

E também para a estrangeira

Tens gente séria e ordeira

De que tenho grande respeito

Vou daqui tão satisfeito

Que tu não queiras saber

Acreditem possam crer

O Património hoje é aqui feito


II

Tens cá o Cante Alentejano

Representado por grupos corais

Tens aqui artistas mais

Que no Património actuam todo o ano

Eu digo e não te engano

Que são boas recordações

E para futuras gerações

Isto um dia recordar

E eu gostei muito de aqui estar

Em Santa Bárbara de Padrões


III

És uma das Freguesias

Mais ricas de Portugal

Graças ao teu mineral

Que sai daí todos os dias

Se falasses tu dizias

O que a mim me têm feito

Mas o que me fazem aceito

Para a terra desenvolver

Onde o Património veio aparecer

Calhou assim deste jeito.


IV

Empregas aqui muita gente

Cá da nossa região

Uns por cima e debaixo do chão

Teno eu cá na minha mente

Eu falo assim abertamente

Sem ter nenhumas ilusões

Fazes euros aos milhões

Que são para a nossa economia

Este programa há muito que aqui não se fazia

E há-de haver mais ocasiões


(ANTÓNIO DOS SANTO VAZ)