domingo, março 27, 2022

PROVERBIOS ALENTEJANOS RECORDADO PELA SAUDOSA ANA CATARINA COLAÇO GUERREIRO.

 proverbios

.

PROVERBOS QUE ME RECORDOU

A MINHA SAUDOS CUNHADA  ANA

CATARINA , EM CONVERSAS À

MESA, EM 2006.

A conselho amigo, não feches o postigo.

A falta do amigo há-de-se conhecer mas não aborrecer.

Amigo deligente, é melhor que parente.

Amigo disfarçado, inimigo dobrado.

Amigo que não presta e faca que não corta: que se percam, pouco importa.

Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro.

Amigo, vinho e azeite o mais antigo.

Amigos, amigos, negócios à parte.

Ao bom amigo, com teu pão e teu vinho.

Ao rico mil amigos se deparam, ao pobre seus irmãos o desamparam.

Aquele que me tira do perigo, é meu amigo.

As boas contas fazem os bons amigos.

Bocado comido não faz amigo.

Defeitos do meu amigo, lamento mas não maldigo.

Em tempo de Figos, não há amigos.