sexta-feira, novembro 11, 2022

50º.ANIVESÁRIO DO 25 DE ABRIL EM CASTRO VERDE.

 .

50º Aniversário do 25 de Abril



COMEMORAÇÕES INICIAM EM CASTRO VERDE 

50 anos de abril, meio século de democracia e de liberdade!

Iniciam em Castro Verde, este mês de novembro, as Comemorações dos 50 anos do 25 de abril. 

“Cantigas do Maio” e “Modas de Abril” marcam a abertura deste programa que se estende por 2023 e 2024 e que contemplará a dinamização de um conjunto de iniciativas que pretendem reforçar a importância desta data histórica, valorizando os princípios da liberdade e da democracia, através da celebração e da preservação dos valores e das conquistas da Revolução. 

No próximo dia 19 de novembro, o Cineteatro Municipal de Castro Verde, recebe a primeira iniciativa destas Comemorações. 

Francisco Fanhais e João Afonso, acompanhados pela Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense revisitam o álbum “Cantigas do Maio”, de José Afonso, o mais histórico e o mais referencial de todos os discos da música popular portuguesa, num concerto onde se vão ouvir os temas que marcaram Abril, como Grândola vila morena, escolhida como senha para o arranque do Movimento dos Capitães, a 25 de Abril de 1974.

No dia 27 de novembro, data que assinala o 8º Aniversário da Classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, os grupos corais do concelho protagonizam um desfile e uma atuação que pretende celebrar o Cante, expressão cultural do Alentejo. A iniciativa vai decorrer no Cineteatro Municipal, a partir das 16h00.

O programa comemorativo é uma organização da Comissão Municipal para as Celebrações do 50° Aniversário do 25 de Abril de 1974.