segunda-feira, dezembro 25, 2006

TRADIÇÕES DO NATAL ALENTEJANO

.
Tradições de Natal do Alentejo


A colocação de um madeiro de grandes proporções na principal praça das localidades é uma prática que insiste em permanecer. Fronteira e Barrancos são dois dos locais onde tal se verifica, mas um pouco por todo o Alentejo o madeiro ‘teima’ em aparecer.


O madeiro começa a ser escolhido muito cedo e é recolhido sem qualquer autorização. O povo diz que é para aquecer o menino Jesus, e isso é explicação suficiente.

Em Alter do Chão, além da grande fogueira, é habito fazer-se um presépio em madeira, que fica colocado no coreto. Em Moura é habitual montar-se o presépio imóvel, sobre o musgo, tendo-se o cuidado de colocar uma pequena searinha a enfeitar.

Em certas localidades do distrito de Évora a matança do porco é feita, antes do Natal, para se assegurar o abastecimento da missadura (Consoada). À mesa cabe sempre a carne do porco, confeccionada de variadas formas. Instrumentos musicais típicos desta zona, nomeadamente a zabumba, (instrumento de percussão feito com um cântaro de barro, cuja boca é tapada com uma pele de borrego), aparecem timidamente em algumas Missas do Galo. Em Moura, há poucos anos, a zabumba ainda tocou na Igreja de S.João Baptista. Tradição que se tem perdido é o beijar o Menino nas casas dos particulares. Actualmente o pároco e o sacristão já não levam a imagem aos montes e casas dos que por alguma razão não podem sair. Agora, quem quiser fazê-lo terá que se deslocar à igreja.

Nas mesas dos alentejanos, o bacalhau, o peru e o tronco de Natal marcam também presença. Sobretudo no Alto Alentejo, na época das festas faz-se sempre o nógado. A barriga de freira, a sopa dourada e a boleima são três doces que acompanham o Natal dos alentejanos há muitas gerações.


Boleima

Ingredientes: 4 almeçadeiras de farinha, 1 almeçadeira de leite, 1 almeçadeira de óleo, 1 colher de café de fermento, 1 pitada de sal, 3 maçãs médias, canela q.b. e açúcar q.b.

Juntam-se numa tigela grande a farinha, o leite, o óleo, o fermento e o sal. Com as mãos amassa-se tudo muito bem durante alguns minutos. Distribui-se metade da massa num tabuleiro de alumínio rectangular. De seguida deita-se por cima açúcar e canela. Cobre-se com maçã cortada em fatias finas. Espalha-se então o resto da massa por cima deste preparado, repete se a operação do açúcar e da canela e vai ao forno. Depois de cozida, parte-se a boleima aos quadradinhos.