sábado, maio 12, 2007

CANTE ALENTEJANO

.
O CANTE ALENTEJANO , a forma mais pura de celebrar o mundo rural, vai ser candidato a PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.
.
Minha voz é minha espada
toda apontada pró cante
por cant'ar à minha amada
"chamaste-ne" estravagante"

Das noitadas sou amante
quero a garganta molhada
dum vinho tinto elegante
e pra cantar à minha amada


(VITORINO)


Há mesmo um projecto-piloto de apoio ao cante alentejano, a lançar em 2007, que prevê a apresentação de candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O lançamento do projecto, a realizar em parceria com o Ministério da Educação, foi feito na vila alentejana de Cuba, no coração do Alentejo, onde a ministra foi recebida por grupos corais alentejanos, femininos e masculinos.

"É um projecto-piloto que visa a promoção, preservação e a salvaguarda deste bem imaterial que é o cante alentejano", a admitir uma candidatura à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Além das vertentes cultural e pedagógica, o projecto prevê também uma componente de investigação em torno do cante alentejano.

O Cante alentejano é uma polifonia simples a duas vozes em unissono e
à terceira superior, como ensina o Padre António Alfaiate Marvão.
A sua origem é do sec. XVI, "numa época em que a polifonia tinha o primeiro lugar na música, toda ela vocal, a que se deu o nome de Milénio vocal"

O primeiro rancho de Cante organizado de se conhece foi o Grupo Coral e Cultural de Serpa que terá actuado em 1929 no Casino Estoril.

A denominação de Cante e não Canto, tem a vêr com a forma de falar dos alentejanos, o que na opinião de Lindley Cintra,"revela uma prova de inteligência do povo " que modifica as palavras para facilitar a sua pronúncia enquadrada na melodia.

O cante é sincopado e andado ao ritmo do coração, transmitindo a cadência do dia-a- dia rural e sazonal. Vive de 3 elementos essenciais:
-o ponto (quen começa a melodia)
-o alto (a segunda vos e a única que tem liberdade para ornamentar a melodia principal)
- e o coro


CANTE ALENTEJANO, NA TABERNA DO ZÉ DA CONCEIÇÃO, NOS GERALDOS (CASTRO VERDE)

A candidatura depois de trabalhada e estudada será entregue daqui a 6 anos à UNESCO.

A Entidade promotora será a Delegação Regional de Cultura do Alentejo a que se associam a Região de Turismo, as autarquias, escolas ,associações e universidades.

Será criada uma rede nacional de espectáculos, uma comissão cientifica (que operará no ambito da socioantropologia e etnomusicologia e animação socio cultural, a criação de uma linha editorial , página na internet om base da dados sobre grupos corais e teses sobre o Cante e a criação de novas infra estruturas como um Arquivo de Etnomusicologia do Sul, no Convento de São Paulo em Portel, o Centro de Oralidade em Castro Verde,e a Casa de Cante em Serpa.
Vitorino e Janita Salomé serão os embaixadores junto da UNESCO.
O Cante e o Povo do Alentejo merecem.