domingo, julho 29, 2007

REDONDO

.
DESDE ONTEM QUE REDONDO ESTÁ NA SUA FESTA DAS RUAS FLORIDAS


de 28 de Julho a 5 de Agosto

Desde ontem dia 28 de Julho até 5 de Agosto, decorre na vila de Redondo mais uma edição das Ruas Floridas, evento integrado nas tradicionais Festas de Agosto. As Ruas Floridas realizam-se de dois em dois anos, cumprindo uma tradição que remonta a meados do século XIX e que consiste na decoração das ruas de Redondo com flores e outros objectos ornamentais. Flores, animais, edifícios, pessoas ou árvores germinam, assim, das mãos que os executam artisticamente, recorrendo simplesmente a papel colorido e muita dedicação. O resultado é um invulgar mar de cores, cuja «biodiversidade» confere um carácter singular a esta manifestação popular nascida em terra de artesãos…




Durante os meses de preparação, diversos grupos de pessoas representando as respectivas ruas, organizam-se e escolhem um tema, cabendo a coordenação geral e as ligações entre ruas ao Município de Redondo. Perante tal diversidade temática, é possível contemplar uma paisagem glaciar imediatamente após se aventurar pelas pirâmides de Gisé, da mesma forma que uma atenta observação ao montado alentejano antecede a penetração na húmida floresta amazónica.


Os registos escritos mais antigos que dão conta da ornamentação das festas organizadas pelos populares redondenses remontam a 1838. Há todavia, na tradição oral, relatos passados de geração em geração, que sustentam a elaboração de alguns enfeites de papel, como complemento ornamental às festas de Agosto, consagradas inicialmente à N. Sra. de Ao Pé da Cruz.

Somente em 1994 se consolidou o regresso das ruas decoradas com papel, por iniciativa da Câmara Municipal de Redondo e sob o signo das Ruas Floridas, designação que mantém. Consciente das marcas distintivas de tal manifestação cultural, apenas cingida aos adros, aduelas e caixilharias de algumas casas – por manifesta ausência de uma força motriz – a Câmara Municipal chamou a si essa tarefa e organizou as Ruas Floridas, integradas nas Festas de Agosto. De resto, o apoio da edilidade revelou-se fundamental não só para o renascimento do evento como também para a sua sustentação financeira e inevitável crescimento. Com efeito, do tímido arranque com três ruas em 1994, o evento tem vindo a crescer de tal forma que, actualmente, são trinta e sete as ruas envolvidas.


Na edição deste ano são esperados mais de 300 000 visitantes que, para além da incontornável visita às ruas, poderão assistir a diversas manifestações culturais, entre as quais enumeramos os habituais concertos de música, o XXIV Festival de Folclore, exposições de pintura e tantas outras actividades lúdico-desportivas.
-