sexta-feira, maio 09, 2008

ROMARIA DE SÃO MIGUEL

.
É JA NO DOMINGO, 11
E ACONTECE DE CASTRO
VERDE E DE CASEVEL
PARA A ERMIDA DE
SÃO MIGUEL.



Ermida de São Miguel

É na freguesia de Casével, junto aos montes Gregórios, que se ergue a pequena Ermida de São Miguel, construída sobre um templo de época mais remota.



Local de antigas peregrinações, apresenta construções destinadas aos romeiros. De planta quadrangular, o seu exterior é marcado pela simplicidade, de características rurais.

No interior, de uma só nave, destaca-se a capela-mor, envolta num arco de volta perfeita. Terá sido a rainha Dona Maria I quem mandou revestir o templo a azulejos, uma exuberante decoração interior que contrasta com a modéstia das fachadas caiadas.

Associada à história da fundação desta ermida, a Fonte Santa ou Fonte do Milagre, a cerca de um quilómetro de distância, merece observação cuidada. Do século XVIII, apresenta planta quadrada rematada por uma cúpula, e paredes com três arcos de volta perfeita.

Programa:

09,00 A procissão percorrerá a Vila de Castro até ao Estádio 25 de Abril, local a partir do qual a deslocação se fará de automóvel até à capela, pela estrada Castro Verde-Casevel .

11.30 Celebração da missa na Capela de São Miguel.

15,00 Festa "Alegre convívio" com :

Ganhões de Castro Verde
Camponesas de Castro Verde
Acordeonista Rui Pires
Kermesse

21,00 Procissão das velas