terça-feira, julho 03, 2012

DOMINGO EM ENTRADAS, RECRIAÇÃO DA DOAÇÃO DO FORAL POR D.MANUEL I.

Entradas celebra 500 anos de foral


Um desfile de evocação histórica, a revitalização da antiga feira e a inauguração de uma peça de arte pública são os momentos mais marcantes do programa comemorativo dos 500 anos de atribuição da carta de foral a Entradas. Os festejos arrancaram no domingo, 1 de Julho, com uma Assembleia Municipal extraordinária, e uma confer~encia sobre o Foral pelo Prof.Alves da Costa, e prolongam-se até ao mês de Dezembro, com muita animação à mistura.
"A doação da carta de foral tinha o objectivo de fomentar o povoamento e estabilização das zonas conquistadas, estabelecendo os deveres mas também alguns direitos e regalias dos povos. Podemos em alguns aspectos estabelecer um paralelismo com o Poder Local Democrático que existe actualmente, onde as populações podem, de alguma forma, gerir e decidir sobre o seu destino".

No próximo domingo ,dia 8 de Julho, mais de uma centena de populares voluntários recriam uma visita de D. Manuel I à vila,
Os festejos dos 500 anos do foral de Entradas prosseguem em Outubro, com uma romaria à requalificada Igreja de Santo Isidoro (dia 5) e a realização da tradicional Feira de Entradas, que foi extinta durante a década de 60 (dia 6). Em Novembro será apresentado o livro O Antigo Concelho de Entradas e o Grupo Coral Feminino "As Ceifeiras de Entradas" lança o seu primeiro CD. Finalmente, já em Dezembro, será inaugurada uma peça de arte pública alusiva à data.
As comemorações dos 500 anos do foral de Entradas são promovidas pela Junta de Freguesia local, Câmara e Assembleia Municipal de Castro Verde juntamente com o Agrupamento de Escolas de Castro Verde, Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense, Clube de Caçadores de Entradas, Lar Frei Manoel das Entradas, Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura, Paróquia de São Tiago (Entradas) e Misericórdia de Entradas.