sexta-feira, julho 26, 2013

REVISTA "MEMÓRIA ALENTEJANA" fala de CASTRO VERDE

.
CASTRO VERDE É TEMA DA
REVISTA "MEMÓRIA ALENTEJANA,
E SEU CANTE ALENTEJANO


Cante Alentejano e Castro Verde em destaque na revista "Memória Alentejana"


No passado dia 23 de julho, a Câmara Municipal de Castro Verde e o CEDA (Centro de Estudos Documentais do Alentejo – Memória Coletiva e Cidadania), procederam, no âmbito das Comemorações do 2º Aniversário do Museu da Ruralidade, ao lançamento de uma edição temática da revista “Memória Alentejana” onde apresenta um caderno especial dedicado ao cante e a Castro Verde.

O Caderno é composto por uma entrevista de fundo ao presidente da autarquia, Francisco Duarte, que aqui tece um retrato do concelho nas suas diferentes áreas de intervenção, e um artigo sobre a importância da tradição do cante alentejano na cultura e na vida desta terra, mas também sobre o seu futuro e a necessidade de o transmitir às novas gerações, através do seu ensino na Escola.

Esta edição temática apresenta ainda um breve historial sobre os oito grupos corais existentes no concelho de Castro Verde – “As Camponesas” de Castro Verde, “As Ceifeiras” de Entradas, “Os Carapinhas”, “As Vozes” de Casével, “Os Ganhões” de Castro Verde, “As Papoilas” do Corvo, “Os Cardadores” da Sete, “As Atabuas” de S. Marcos da Ataboeira - e, num artigo assinado por Rita Alcazar da LPN, dá a conhecer a biodiversidade que habita o Campo Branco e a atividade desenvolvida nesta região pelo Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho ao nível da divulgação, proteção e sensibilização ambiental.

Merecem ainda destaque o Núcleo da Oralidade do Museu da Ruralidade, em Entradas, e dois eventos de peso do calendário cultural de Castro Verde – A Feira de Castro e a Planície Mediterrânica – Festival Sete Sóis Sete Luas