quarta-feira, agosto 21, 2013

.
A CASA DAS PRIMAS REPRODUZ AQUI UM
POST DO BLOG IMENSO SUL, A QUEM SAÚDA,
SOB AS ALCOMONIAS

Sabes o que são as Alcomonias?



Doce típico do Alentejo Litoral, especialmente das freguesias de Santo André e de Santa Cruz, feito de farinha de trigo torrada amassada com açúcar ou mel e pinhões, encontrando-se à venda em feira se festas tradicionais.

As vendedeiras destes doces costumavam ficar juntas, sentadas em cadeiras baixas, expondo à sua frente, em cestas abertas forradas de toalhas impecavelmente brancas, as alcomonias embrulhadas em papel branco, às dúzias; ao lado, colocavam um prato com algumas descobertas para que os clientes pudessem ver e provar.

Nota: “alcomonia” (palavra de origem árabe) – que tem a cor do cominho. Na verdade, a farinha torrada com o mel têm essa cor.

Receita das alcomonias

- 2 Kg de farinha de trigo torrada
- 2 Kg de açúcar amarelo
- pinhões q.b.
- 1 L de água


- A farinha é posta num tabuleiro e vai ao forno a torrar.
- Coloca-se a água ao lume com o açúcar. Quando estiver quase a ferver adiciona-se os pinhões e deixa-se ferver durante uns quinze minutos. De seguida junta-se a farinha torrada, pouco a pouco, mexendo sempre com uma colher de pau.

- Quando a massa atingir uma certa consistência, tende-se sobre uma mesa, polvilhada de farinha, sendo estendida com o rolo até atingir a espessura desejada; depois cortam-se, à faca, em forma de pequenos losango que secam ao ar; esses losangos são as alcomonias.


(receita recolhida pela Prof. Lena Fernandes / Blog Aldeões)