quinta-feira, outubro 10, 2013

CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO FESTIVAL SETE SÓIS,SETE LUAS,EM CASTRO VERDE

.
O CONCERTO DE ENCERRAMENTO DOS SETE SÓIS,
SETE LUAS, TEVE ESTE ANO NO PALCO O
ESPECTÁCULO "MODA IMPURA" DE JANITA SALOMÉ,
VITORINO E CANTADORES DO REDONDO .


Foi provavelmente, o Concerto de Encerramento mais concorrido e emocionante dos que tenho assistido,

não me esquecendo daquele que colocou no palco do Anfiteatro Municipal os 4 magníficos elementos do Encontro de Violas de arame: o Pedro Mestre e a viola campaniça, o Rafael Carvalho com a viola da terra dos Açores, o José Barros com a braguesa e o Vitor Sardinha com a viola de arame da Madeira.

Desta feita, e porque o tempo incerto assim obrigou, o Concerto decorreu no Cineteatro, com a sala completamente lotada e uma plateia atenta e muito participativa.



A "MODA IMPURA" que nos trouxeram os consagrados alentejanos puros ,Janita Salomé, Vitorino e os
Cantadores do Redondo,constitui um projecto muito sério, muito cuidado de preservação e revitalização do cante alentejano, e onde se assumiu o duplo desafio de compor modas alentejanas a partir de textos poéticos escritos por António Lobo Antunes, e o de se envolverem instrumentalmente,modas antigas inscritas na tradição do Alentejo.




Uma ousadia, daí a denominação de MODA IMPURA.





As palmas, o entusiasmo da plateia culminou com os cantadores a desceram à plateia, no adeus





No final e quando as toda a gente já saía da sala ,com a sensação de ter assistido a um grande espectáculo, eis que parte do grupo com o Janita e o Vitorino à frente apareceu subindo a escada em sentido contrário, e toda a gente com eles entoou o cante , numa comunhão de encantamento .


Que noite, que final de festa.
Os Sete Sóis ,Sete Luas, a dizer adeus à edição de 2013, com sabôr cem por cento alentejano.

A CASA DAS PRIMAS agradece ao amigo JOSÉ FREIRE COLAÇO, que cedeu as imagens vídeo, dado que ,a câmera da casa avariou no que concerne ao sistema de vídeo na hora errada.