quarta-feira, novembro 12, 2014

"VALSA DO PEITO" da DANSUL em CASTRO VERDE

.
CASTRO VERDE TEVE NO SEU CINETEATRO
MUNICIPAL O PRIMEIRO DE ALGUNS DOS
ESPECTÁCULOS PROGRAMADOS PARA A RE-
GIÃO, PELA DANSUL, DESTA FEITA A
PASSAGEM DE UM FILME QUE RECOLHE A
EXPERIÊNCIA DE SOBREVIVENTES DO
CANCRO DA MAMA , SEGUIDO DE UMA
PERFORMANDE DE DANÇA INTITULADO
"VALSA DO PEITO" .

E foi pelo filme da recolha das experiências das sobreviventes que se iniciou a noite, um documento de muita qualidade, que muito emocionou a sala, e estou certo, despertou muitas consciências para esta causa.

Seguiu-se a VALSA DO PEITO peça de simbiose entre a dança, a música e a poesia.




No final os aplausos foram sentidos, emocionados ,generosos,com muita gente com humidades nos olhos (...a mim aconteceu-me)


Depois do espectáculo tivemos em palco, dirigida pela Paula Varanda ,directora do Festival, uma conversa com a dirigente do Movimento


Vencer e Viver teresa Nunes e com a também dirigente do mesmo Movimento do Polo de Almodôvar de , Lourdes Santos.




O Dansul tem como objectivo integrar a dança contemporânea na oferta dos recintos culturais da região, com produção local e acolhimento a artistas nacionais. Durante todo o festival, os espectáculos são acompanhados de oficinas, ensaios abertos, introduções nas escolas e conversas com o público.

Paula Varanda, directora do Festival, realça que a edição deste ano tem a particularidade de envolver música ao vivo e dos espectáculos se relacionarem com a comunidade onde se apresentam.

Festival Dansul arrancou com a problemática do Cancro da Mama em destaque, dois dias depois de se assinalar o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a 30 de Outubro.

Deixo aqui o Programa completo do FESTIVAL DANSUL


novembro 2014
Festival dansul


Na 2ª edição o festival dansul volta a acolher artistas e a programar espectáculos em Mértola, Castro Verde e Beja durante um mês.

Em destaque está a coreógrafa Aldara Bizarro com Personagens de Água - um solo para sentir este bem essencial como metáfora da vida - e O Baile, uma peça com a comunidade de Castro Verde para contar, dançar e tocar numa festa de palco; em Valsa do Peito a companhia dansul faz uma reflexão afectiva e poética sobre o cancro da mama; Carolina Cantinho e Filipa Rodriguez estreiam, no âmbito do ICA 2014, duas coreografias a solo com videos que filmaram em Beja; dois emblemáticos bailarinos - António Tavares e Felix Lozano - vão dar a conhecer o género da dança improvisada.

Os espectáculos são acompanhados de oficinas, ensaios abertos, introduções nas escolas e conversas com o público. Será também lançado um livro para crianças, com uma história para desenhar e dançar.

Programa detalhado aqui.

Espectáculos


Companhia dansul
Valsa do Peito

Dança, música, poesia e um filme juntos num espectáculo dedicado ás mulheres que tiveram cancro da mama.
Para o público geral e escolar, jovens e adultos

Mértola - Cineteatro Marques Duque
dia 01 / Sáb. 21h00
dia 02 / Dom. 16h00
Castro Verde - Cineteatro Municipal
dia 07 / Sex. 21h30
Beja - Pax Julia Teatro Municipal
dia 20 / Qui. 21h30

Aldara Bizarro
Personagens de Água

Um solo que apresenta a água como metáfora da vida e dança com as suas qualidades.
Para o público escolar,crianças e jovens

Castro Verde
Centro Recreativo de Entradas
Cineteatro Municipal
dia 10 / Seg. 10h00 e 14h30
Centro C. D. Sta. Bárbara de Padrões
dia 11 / Ter. 10h00
Mértola
Musical na Mina S. Domingos
Cineteatro Marques Duque
dia 17 / Seg. 10h00 e 14h30
Beja
Pax Julia Teatro Municipal
dia 18 / Ter. 10h30 e 14h30
dia 19 / Qua. 10h30

Carolina Cantinho e Filipa Rodriguez
ICA 2014

Duas coreografias a solo e projecção de videos filmados em Beja com o património arquitectónico e alunas de dança residentes.
Para o público geral e escolar, jovens e adultos

Beja - Pax Julia Teatro Municipal
dia 13 / Qui. 21h30
dia 14 / Sex. 11h00


António Tavares e Felix Lozano
Dança Improvisada

Um musical inconvencional, com dramaturgia animal, onde a música, o teatro e o movimento se encontram. Em oficinas prévias ao espectáculo os artistas cativam novos adeptos à improvisação.
Para o público geral e escolar, jovens e adultos

Mértola - Cineteatro Marques Duque
dia 25 / Ter. 14h30
Beja - Pax Julia Teatro Municipal
dia 27 / Qui. 21h30


Aldara Bizarro
O Baile

Um baile contemporâneo com 10 bailarinos e músicos profissionais que convidam a comunidade local a participar no espectáculo. Ensaios no teatro em horário pós laboral (dias 19, 20 e 21).
Para o público geral, jovens e adultos

Castro Verde - Cineteatro Municipal
dia 22 / Sáb. 21h30


saber mais
Livro As andanças da Tília Pastora (2014)
Paula Varanda

A partir de vários contos tradicionais e factos da cultura da região de Mértola e concelhos circundantes, esta história original foi criada para um espectáculo da companhia dansul em 2010. Ela é sobre Tília, uma pastora alentejana que recebeu de uma moira encantada o poder da transformação. Com esse poder ela salvou-se de muitos perigo de vida que apareceram durante as suas andanças num romance com o príncipe jardineiro. O livro inclui propostas de exercícios criativos com o corpo, a música, recortes e pinturas, a partir de ideias e imagens do espectáculo da companhia dansul.

Lançamentos / Novembro 2014
Beja – Biblioteca Municipal
dia 13
Mértola – Feira do livro
dia 24
Castro Verde – Biblioteca Municipal
dia 25


Para concluir a nossa crónica , deixo aqui detalhes sobre o Movimento VENCER E VIVER:

Vencer e Viver é um movimento de entre-ajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou uma situação semelhante.

Teve origem em 1953 nos EUA, por iniciativa de Teresa Lasser, uma mulher a quem foi diagnosticado um cancro da mama e que iniciou visitas hospitalares a outras mulheres também sujeitas ao mesmo tipo de diagnóstico, oferecendo apoio emocional através de um testemunho de esperança.

Em Portugal, é promovido e financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, através dos seus Núcleos Regionais e teve início em 1981. A nível internacional está integrado e segue os princípios gerais do Reach To Recovery International.

São objectivos do Movimento Vencer e Viver

1.O apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária nas extensões do MVV, em contexto hospitalar, no domicílio ou através de linha telefónica.
2.A promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem estar físico e emocional da mulher.
3.Sensibilização para a prevenção e deteção precoce do cancro da mama.

Ações que desenvolve

•Disponibilização de apoio emocional e prático às mulheres com cancro da mama e seus familiares;
•Visita hospitalar às doentes a realizar tratamentos nos hospitais com os quais a LPCC estabeleça protocolos de colaboração;
•Desenvolvimento de serviços tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das mulheres com cancro da mama (próteses mamárias, suportes (soutien), fatos-de-banho ortopédicos, cabeleiras e outros materiais a preços mais reduzidos);
•Encaminhamento e divulgação sobre as formas de obtenção apoio psicológico e social especializado (profissional);
•Participação em ações de sensibilização para a divulgação da importância da deteção precoce e prevenção do cancro da mama;
•Participação em ações de divulgação pública e junto da comunidade;
•Outras atividades que se enquadrem nos seus princípios gerais e que sejam aprovadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro;