segunda-feira, janeiro 19, 2015

FEIRA DO PAU ROXO

.
É JÁ AMNHÃ,QUE SE REALIZA ,EM
CASTRO VERDE, A FEIRA DO PAU
ROXO, OU DE SÃO SEBASTIÃO.



é já amanhã, que se realiza em Castro Verde , A FEIRA DO PAU ROXO
Feira de S. Sebastião - Feira do Pau Roxo - Castro Verde

É no dia 20 de Janeiro, no Rossio do Santo, que a vila de Castro Verde revive este mercado de tradição medieval. Associada ao culto de São Sebastião esta feira também conhecida por Pau Roxo deve o nome à cenoura roxa muito procurada nesta altura e que se encontra à venda nesta época do ano.


A partir das oito da manhã, o caminho que se estende até à Ermida de S. Sebastião enche-se de gente e bancas onde se vendem árvores de fruto, hortaliças, ovos, queijos e enchidos, e claro a famosa e tradicional cenoura roxa ou pau roxo. Se nunca tinha ouvido falar desta cenoura fique a saber que era um petisco comum nas tabernas da terra, cruas às rodelas ou cozidas e temperadas com vinagre.

Mas não é tudo, para além da cenoura roxa aqui também se encontram móveis tradicionais alentejanos, cestaria, roupas, tecidos, sapatos e adereços. E como se aproxima o Entrudo vendem-se estalinhos e confetis.

A Ermida de S. Sebastião abre as suas portas aos mais devotos, como é costume em dia de feira. Manda também a tradição que a matança do porco se faça até este dia. Bons petiscos!


...aproveitando este dia em que se revive mais uma Feira de S. Sebastião/ Feira do Pau Roxo, em Castro Verde, o Centro de Promoção do Património e do Turismo (CPPT) dinamiza, a partir das 18h00, uma iniciativa em torno deste hortícola que há muito dá nome a esta feira antiga e tradicional – o Pau-Roxo ou cenoura roxa, em tempos muito apreciado como petisco nas tabernas da região, onde era comido cru às rodelas ou cozido e temperado com vinagre.

A iniciativa agendada para dia 20 de janeiro, enquadrada pela Feira de S. Sebastião/ Feira do Pau Roxo, tem como objetivo contrariar o desaparecimento anunciado do pau-roxo e integra o conjunto de ações desenvolvido antecipadamente com o intento de aumentar a produção local, como foram a troca e a distribuição de sementes ou a sensibilização da população para a importância de preservação deste vegetal.

Neste dia, o Centro de Promoção do Património e do Turismo tem como convidados a Profª. Maria Manuel Valagão, especialista em hortícolas tradicionais e outros assuntos como a dieta mediterrânica, para uma Conversa em torno das caraterísticas nutricionais da cenoura roxa, e José Miguel Fonseca, da Associação Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, que aqui tecerá uma abordagem sobre o desaparecimento dos hortícolas tradicionais e da necessidade da sua preservação.

Segue-se uma Mostra Gastronómica de pratos cozinhados, salgados ou doces, tendo por base o pau roxo e que estarão para degustação neste espaço.

*Restaurantes aderentes

No dia 20 de janeiro será ainda possível apreciar nos restaurantes aderentes de Castro Verde:

Cenoura-Roxa em entradas e saladas: Barra Azul; Bombeiro; Campo Branco; Lareira; O Pátio; Pizzaria Italiana; Seara.

Cenoura-Roxa em pratos cozinhados: Castro; Horácio; Planície; Verde Market; Villa Itália (este último restaurante, uma vez que encerra à terça-feira, terá o prato com pau roxo disponível na segunda 19 e na quarta-feira 21).

*Onde Comprar

A cenoura-roxa (pau-roxo) vai estar à venda na Loja da Fruta, em Castro Verde.