quinta-feira, outubro 01, 2015

CASTRO VERDE EM GENEVE, SUIÇA

.
CASTRO VERDE E OS GANHÕES
VÃO ESTAR EM GENEVE



Castro Verde/ Alentejo é o convidado da 10.ª edição do Animatou - Festival Internacional de Animação de Genebra (Suíça), que acontece anualmente no Museu de Etnografia de Genebra (MEG), um dos mais importantes museus de etnografia da Europa, e que este ano dedica um programa especial à cultura alentejana e ao cinema de animação português.

De 9 a 11 de outubro, Castro Verde vai estar representando no festival e será o mote para o programa “Terra da Gente” que, durante estes dias, oferece um programa interdisciplinar gratuito para descobrir a cultura alentejana através de concertos, danças, artesanato, promoção e degustação de produtos locais.

Na sexta-feira, dia 9 de outubro, atuam, no auditório do MEG, “Os Ganhões” de Castro Verde e os Moços D’Uma Cana. No sábado, o grupo coral "Os Ganhões" volta a atuar, desta vez, em arruada pela alameda do Museu. Para domingo está reservada uma oficina de construção de Viola Campaniça e uma oficina coletiva de danças alentejanas, dinamizada pela Associação Pedexumbo, com música ao vivo pelos Moços D’Uma Cana e “Os Ganhões”.

Durante os dias do Festival, o Museu de Etnografia de Genebra terá à venda produtos regionais do Alentejo e merchandising alusivo ao cante alentejano, e oferecerá ainda um programa de degustações, organizado pela empresa About Alentejo, sediada em Castro Verde.

A participação de Castro Verde no Festival reveste-se de extrema importância para o concelho pelo forte contributo na divulgação da identidade da cultura alentejana e da nossa tradição popular num dos mais importantes museus de etnografia.