domingo, maio 15, 2016

HOJE, NA HERDADE DAS FONTES BARBARAS, FESTIVAL DAS TERRAS SEM SOMBRA

.
TERRAS SEM SOMBRA



O Festival Terras Sem Sombra promove este domingo, dia 15 de maio, uma iniciativa que pretende divulgar a região do Baixo Alentejo, dando a conhecer o que há de melhor e mais interessante na região, através da promoção dos seus produtos de excelência.

Todos os anos um destes produtos passa pelo crivo do Festival e, após avaliação rigorosa, é alvo de especial atenção. Depois do café, do azeite, do leite de burra liofilizado ou do mel, chegou a vez do vinho, com realce para a perfumada casta Antão Vaz.

A iniciativa decorre na Herdade das Fontes Bárbaras, concelho de Castro Verde, e para além de apostar na promoção do vinho, alia-o à gastronomia local, desafiando Cecilio Lera, o cozinheiro-autarca de Castroverde de Campos, município histórico da província de Zamora, a conhecer e experimentar os produtos de excelência do Campo Branco.

Como a Castroverde espanhola está geminada com a Castro Verde portuguesa, foi este o concelho escolhido pelo Festival para receber o ilustre visitante, numa parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde.

D. Cecilio é dono do restaurante Mesón El Labrador, um epicentro da “comarca” de Tierra de Campos, mas é também viticultor, caçador, poeta e político e o mais antigo presidente da Câmara de Espanha.

Apesar de ser geralmente identificado como um conjunto de eventos de música “clássica”, o programa do Festival Terras sem Sombra tem um âmbito bastante mais alargado, dialogando com outras tradições musicais e apostando na descentralização cultural, na criação de novos públicos, na salvaguarda da biodiversidade (em colaboração com o ICNF) e no conhecimento da paisagem – e dando a conhecer, sem distinções, as grandes páginas da música e a criação dos nossos dias, o património construído, a herança natural e o infinito horizonte dos campos alentejanos.