sábado, junho 25, 2016

CANDIDATURA A RESERVA DA BIOSFERA

.
CANDIDATURA A RESERVA DA BIOSFERA
DO CONCELHO DE CASTRO VERDE.



O concelho de Castro Verde vai ser candidato a Reserva da Biosfera da UNESCO, no âmbito do Programa MAB, encontrando-se, neste momento, a concluir o dossier de elaboração de candidatura, processo que se iniciou em 2013 e que tem pautado por um forte envolvimento da comunidade e entidades do território.

Esta classificação tem por base o facto de Castro Verde ser um “Ecossistema Humanizado de Alto Valor Natural”, fruto de um trabalho contínuo de há várias décadas a esta data, com resultados ao nível da preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos que conferem ao concelho uma diversidade única e específica, que tem visado encontrar formas de valorizar, incrementar e divulgar o território, contribuindo para o desenvolvimento local.

O Programa “O Homem e a Biosfera” visa classificar áreas territoriais de proteção dos recursos naturais e criar modelos de gestão que una autoridades públicas e populações locais através do diálogo, da troca de conhecimento, da melhoria do bem-estar, do respeito pelos valores culturais em torno do desenvolvimento económico e humano sustentável.

Esta candidatura é apresentada no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Proteção da Natureza.

A Câmara Municipal de Castro Verde aprovou na reunião ordinária da Câmara Municipal de 22 de Junho o formulário de candidatura, pelo que o mesmo se encontra disponível para consulta neste site.

A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de junho, o documento vai estar disponível para consulta em suporte papel no Centro de Promoção do Património e do Turismo, na Biblioteca Municipal de Castro Verde e na Associação de Agricultores do Campo Branco.

Todos os contributos e sugestões relativos ao formulário de candidatura podem ser enviados para o email candidatura.biosfera@cm-castroverde.pt, até 7 Julho, pelo que no dia 5 de Julho, pelas 18 horas, será dinamizada no Fórum Municipal de Castro Verde, uma Sessão pública de apresentação e discussão do documento.