sábado, agosto 27, 2016

cante alentejano no festival sete sois,sete luas, em castro verde.

.
O CANTE ALENTEJANO VAI TER PAPEL DE
DESTAQUE NOS 7 SOIS,7LUAS EM CASTRO
VERDE.


O Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, volta a ser uma importante componente no programa da Planície Mediterrânica 2016 - XXIV Festival Sete Sóis Sete Luas, tema que este ano inspirou a exposição de pintura "EmCANTE", de Joaquim Rosa e que, a partir do dia 9 de setembro pode ser visitada na Casa Faleiro. São pinturas, a óleo e em acrílico, numa alusão ao passado e ao presente do cante, aos homens e mulheres que cantavam para aliviar os trabalhos no campo, mas também aos grupos corais que continuam a cantar pela sua salvaguarda.

Paralelamente, o cante far-se-á ouvir em diversos momentos do festival, protagonizado pelos grupos corais do concelho, convidando a descobrir a tradição de que vive Castro Verde, valorizando, em simultâneo, o património oral da região através de modas do nosso Cancioneiro Tradicional. Na abertura do festival e no início de cada concerto, ou informalmente, durante o roteiro das tabernas, na eira, ou durante iniciativas em torno da cultura local, como as “Sopas na Horta” ou o VII Encontro de Bicicletas Antigas.

A Planície Mediterrânica é a secção de Castro Verde da rede cultural do Festival Sete Sóis Sete Luas, e é organizada pela Câmara Municipal de Castro Verde, Associação Sete Sóis Sete Luas e Associação Pedexumbo, em colaboração com várias entidades e associações locais.