segunda-feira, agosto 22, 2016

CASTRO VERDE VAI TER UM CENTRO DE VIOLA CAMPANIÇA ARTES E OFICIOS

.
A VIOLA CAMPANIÇA VAI TER UM ESPAÇO NA
VILA DE CASTRO VERDE.



A Câmara Municipal de Castro Verde vai construir um espaço dedicado à Viola Campaniça e às Artes e Ofícios com o objetivo de potenciar a dinâmica associada a estas atividades que são realidades do concelho de Castro Verde.

O projeto, que se encontra numa fase preliminar, passa pela recuperação de um imóvel no núcleo urbano da vila, propriedade da autarquia, integrado na área de proteção da Basílica Real de Castro Verde, sito na Rua D. Afonso I, e contemplará a criação de instalações apropriadas para a construção, o toque e a divulgação da Viola Campaniça (oficina de construção, sala de toque, etc.) e oficinas para a promoção de atividades inovadoras ligadas às artes e ofícios, estimulando a capacidade criativa e o desenvolvimento de novos produtos, funcionando em articulação com o Centro de Promoção do Património e Turismo.

O projeto, dotado de um orçamento de 750 000 €, terá co-financiamento do Quadro Comunitário Portugal 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, na medida em que a criação deste Centro será um dos contributos para a regeneração urbana, um facto que ganha especial importância se tivermos em atenção a sua localização no espaço urbano da vila.