domingo, outubro 01, 2017

CANTE E VIOLA CAMPANIÇA NA FEIRA DE CASTRO

.
A FEIRA DE CASTRO ESTE ANO
REALIZA~SE A 14.15 E 16
DESTE MÊS E VAI TER MAIS
UMA VEZ CANTE E VIOLA
CAMPANIÇA.



A Feira de Castro volta a ser palco privilegiado da tradição musical da região.

Nos dias 14 e 15 de outubro, Castro Verde assiste a mais um grande encontro de cante e viola campaniça dinamizado no âmbito do programa cultural da Feira de Castro que, a par da animação que corre pelas principais artérias da feira, traz para a rua iniciativas como o desfile de corais “Planície a Cantar”, um encontro que é já uma marca forte da Feira e que promove a riqueza do Cante, Património Cultural e Imaterial da Humanidade, ou o XXVII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão. Manifestações que outrora aconteciam de forma espontânea e que relembram memórias de uma feira castiça e autêntica.

O tradicional desfile de corais – “Planície a Cantar” - está agendado para as 16h00 de sábado (14 de outubro), e decorrerá da Rua D. Afonso I até à Praça da Liberdade. Aqui desfilam dez grupos corais numa homenagem ao cante e ao Alentejo. À noite, a partir das 21h30, a Cortiçol, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde, promove, no Fórum Municipal, o XXVII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão, dinamizando um dos traços culturais mais genuínos da história da Feira - o cante ao desafio.

No domingo, 15 de outubro, a sonoridade da campaniça regressa à Feira, a partir das 16h00, na Praça da Liberdade, com “Campaniça Trio”, um grupo de jovens tocadores que aposta na preservação e divulgação do mais emblemático legado musical da região - o cante Alentejano e a mestria do toque da Viola Campaniça - num espetáculo onde a tradição e a inovação