sexta-feira, abril 30, 2021

RECORDAR AS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO FORAL DE ENTRADAS.

 .

RECORDAR...

ENTRADAS COMEMOROU COM MUITO

ORGULHO OS 500 ANOS DA DOAÇÃO

DO FORAL à VILA, POR D.MANUEL I.


Há 1 semana atrás já tinha acontecido o primeiro acto destas comemorações , com a reunião da Assembleia de Freguesia e a condecoração de todos os municipes de Entradas que desde o 25 de Abril foram eleitos para a Assembleia Municipal e Câmara de Castro Verde, e uma conferência do Prof Alves da Costa , sobre a doação do Foral.

"Ao longo dos séculos, desde o período de Reconquista cristã, que os reis foram distribuindo forais, procurando institucionalizar o seu poder, mas , igualmente, criar leis que, apesar de terem um cariz marcadamente local, assentavam na lógica jurídica que se pretendia institucionalizar em todo o território do reino. Pouco a pouco, construiu-se a teia regulamentar e jurídica que marca a realidade de cada país. Contudo, há forais que existem, para satisfazer os interesses directos do Rei. Forais que são fruto das características e das riquezas endógenas dos espaços geográficos a que são doados. Entradas é um desses casos. A sua existência deve-se à localização da vila sobre a antiga via que ligava Mértola a Aljustrel, para além de ser a porta de um dos mais ricos e importantes locais para pastagens do reino de Portugal, os Campos de Ourique, onde os gados aguentavam as invernias mais cruéis, tendo à sua disposição uma diversidade única de pastagens e ervas. D. Manuel I, que promove o refazer de todos os antigos forais, dá a Entradas carta de foral em 1512. Num período em que a vila começa a ganhar um fôlego ainda maior, fruto, entre outras coisas, dos interesses económicos que aqui se instalaram ligados ao comércio do gado e dos produtos derivados.."

O segundo acto destas Comemorações teve lugar no ultimo domingo e com uma deliciosa programação, que teve a marca e sensibilidade das gentes de Entradas, onde tenho assistido a espectáculos de grande qualidade .

A Vila vestiu-se à epoca Manuelina, e o Povo e os Cavaleiros Cruzados receberam o rei D.Manuel e a Rainha Dona Maria de Aragão às portas da vila, junto à Capela de Nossa Senhora da Esperança.

Formou-se depois um enorme cortejo, comandado pelo coche real com o Rei D.Manuel e a Rainha Dona Maria de Aragão e os nobres e Povo, liderados pelo



Alcaide da Vila o nobre Napoleão Mira (que seis séculos depois escreveria o "Fado")