quinta-feira, julho 01, 2021

POETISAS ALENTEJANAS - MARIA ALICE COLAÇO.

 POEMA de MARIA ALICE COLAÇO

.

EU RECORDO O ALENTEJO


Eu recordo o Alentejo

os meus tempos de criança

e as minhas brincadeiras

ainda as tenho na lembrança.

.

Eu nunca tive brinquedos,

mas gostava de brincar,

eram pobres os meus pais,

não mos podiam comprar.

.

Mesmo assim era feliz,

com as minhas brincadeiras,

um madeiro era a mesa,

e as pedras as cadeiras.

.

Fazia os meus banquetes,

tinha muitos convidados,

os bolos feitos de cinza,

e com a cal enfeitados.

.

As minhas bonecas eram

feitas pela minha mão,

eram bonecas de trapos,

com muita imaginação.

.

Fazia casas com barro,

nunca era uma casa só,

estava sempre à lareira,

sentada a minha avó.

.

Mas na minha vida havia,

um outro entretenimento

em seguir as formigas

na busca de mantimento.

.

Quando eu no Verão

na eira brincava

a palha branca

que bem que cheirava.

.

Ainda me lembra,

do cheiro do trigo,

muitos outros cheiros

eu tenho comigo.


Poema de Maria Alice Colaço