segunda-feira, maio 02, 2022

JOSÉ FRANCISCO COLAÇO GUERREIRO ,PARA O CD DE JANITA SALOMÉ E VITORINO.2014

 .

Recordo hoje.

TEXTO INTEGRAL ESCRITO PELO NOSSO

COMPANHEIRO JOSÉ FRANCISCO COLAÇO

GUERREIRO ,PARA O  CD DE

JANITA SALOMÉ E VITORINO.2014


26 de maio de 2014


ABRE-TE CAMPA SAGRADA

José Francisco Colaço Guerreiro

O estio tinha vindo temporão e os trigais aloiraram mais cedo. No ar, o cheiro dos pastos e das searas maduras começou a sentir-se , quase um mês antes da época devida, quando a meio da tarde se levantava a maré e os ventos passavam perfumados pelos aromas dos campos a ressequir.

Pelos cheiros e pelas vistas, os almocreves pressentiam o aproximar do tempo das ceifas . Olhavam os céus , miravam o horizonte e ao por do sol , tiravam sinais. Todos os dias, entravam nas semeadas e apanhavam uma espiga ao acaso para esbrugarem na palma da mão. Depois sopravam deixando ficar só o grão e assim já sabiam a grada da semente, calculavam as fundalhas , avaliavam a oportunidade do inicio das colheitas e disso tudo, davam conta aos patrões.

Não tardaria a haver trabalho, durante quase dois meses, para aqueles que nas empreitadas ou à jorna, tivessem forças para aguentar o manusear da foice e as farpas do sol cravadas nas costas, todo o santo dia.

Os seareiros, as mulheres e os mais idosos ficavam sempre pela aldeia, resignados às pagas fracas dos lavradores dali .

Os mais vigorosos, abalavam estrada fora, manta às costas, balsa ao ombro, direito às terras dos barros onde os suplícios do corpo podiam ter melhor preço. Despediam-se da família como se fora para sempre, sem dia de regresso marcado, sem contactos possíveis para além de uma notícia ou outra, levada ou trazida por um portador de acaso.

Na véspera da abalada, o Florival, um cantarrista afamado, bebeu e abalou a moda toda a tarde e noite dentro, na venda do Encarnadinho. Doía-lhe a alma por ter de deixar a mãe velhota sem o seu amparo, sem ter quem lhe carregasse uma quarta de água, sem ter sequer quem lhe migasse as sopas. Ficava sozinha, entregue à boa vontade das vizinhas que por ela olhariam como pudessem .

Mas os fiados que tinha eram muitos, à conta das sacas de farinha, do azeite e do petróleo, dos copinhos e das onças de tabaco, consumidos durante meses a fio, sem ter como os pagar.

E numa madrugada lá foi ele, mais meia dúzia , cantando a moda, rumo a norte, por caminhos sem nome, sem destino certo. A tristeza fazia-os cantar mais do que as alegrias. Sempre fora assim.

Passado mais de um mês de tormentas em mares de trigais e cevadas, naufragado em ondas de calor, com as roupas retesadas pelo suor destilado nas fornalhas do trabalho, o Florival com mais meia dúzia de ganhões, estavam de volta a casa . Vinham cantando do rijo, ele agora satisfeito pelo regresso e por poder pagar as dívidas com o que trazia na algibeira da garibalda, apertada com a pregadeira que lhe tinha tirado os bicos dos mil cardos espetados nas mãos ao agarrar o pão para o traçar com a foice.

Mas mal chegaram aos arrabaldes da aldeia, a sua voz foi notada e toda a gente estremeceu. As mulheres saíram dos postigos e vieram para a rua de mãos na cabeça. Na venda, os homens calaram a moda e juntaram-se em magotes cá fora.

Dois deles, mais afoitos ou com melhor perna, caminharam ao encontro dos cantadores , a passos largos, para lhes darem a conhecer a novidade.

O ar grave que levavam , antes que falassem, já tinha revelado que se tratava de uma má nova. Depois dos cumprimentos breves , um , disse que a mãe do Florival tinha morrido e o outro completou a noticia, dizendo que ela se tinha afogado no poço da horta, havia três dias.

O ganhão, varado pela dor, sentou-se numa rocha à beira do caminho e lá quis ficar só.

Mais tarde, ergueu-se e lançando o olhar em direção ao cemitério da aldeia, como que retomando a moda interrompida ou como que rezando a seu jeito, cantou baixinho:

“Abre-te oh campa sagrada

Que a minha mãe quero ver

Quero-lhe beijar o rosto

Antes de a terra o comer”


(Texto escrito para o ultimo CD do Vitorino e Janita Salomé )