sábado, setembro 29, 2007

FEIRA DE CASTRO

.


19 DE OUTUBRO,SEXTA

Espectáculo “Encontro na Feira”
"Encontro na Feira". Assim se designa o espectáculo que se realiza este ano, na Feira de Castro 2007. Na noite de sexta-feira, 19 de Outubro, sobem ao palco do Cine-Teatro Municipal...

"Os Ganhões"
Representando o cante tradicional alentejano, “Os Ganhões” abrem o espectáculo. O encontro da tradição que este ano vem à Feira de Castro. O seu cante é um hino à terra.

"As Adufeiras de Monsanto"


Em Monsanto, na Beira Interior, a arte de tocar o adufe pelas mulheres do povo, distingue-se pela sua complexidade e riqueza rítmica. O espectáculo das “Adufeiras” consiste numa recriação de várias manifestações tradicionais como o trabalho, a religião, o amor e a fertilidade.

"Maio Moço"
Maio Moço é mais do que um grupo de música tradicional. É um movimento de interesse pela preservação do folclore e do património musical português. Uma junção de instrumentos típicos que criam uma sonoridade única.

Hora: 21h30

20 DE OUTUBRO, SÁBADO

Arruada de Bandas Filarmónicas
Pelas ruas de Castro Verde, para fechar a manhã e a abrir a tarde, a Banda Filarmónica 1º de Janeiro e outras bandas suas convidadas animam as ruas da
Feira.

Hora: 11h00 e 14h00

Local: Praça da República e Ruas da Feira

Planície a Cantar
Os grupos corais animam a tarde de sábado num desfile pelas ruas, homenageando o cante rural alentejano, celebrando a vida, a planície e o trabalho no campo.

Rancho Folclórico da Serra do Caldeirão - Cortelha
A Feira de Castro sempre foi um lugar de encontro de gentes. A relação com o interior algarvio, dada a sua proximidade geográfica, sempre foi muito forte.

Este ano, vindo de Salir, concelho de Loulé, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão traz um pouco da tradição do interior algarvio.

Cada par do grupo representa uma profissão que ao longo do tempo constituiram o suporte económico desta zona, em especial o tirador de cortiça ou o apanhador de medronho.

Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha

O Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha foi fundado a 26 de Julho de 2003, na Cortelha, aldeia serrana da freguesia de Salir, do concelho de Loulé.

Foi preocupação dos seus fundadores, divulgar as suas tradições, os seus usos e costumes. Para atingirem os seus fins, foi congregada toda a população da zona na recolha do manancial etnográfico, danças e cantares, trajes e utensílios de trabalho, gastronomia, contos e adivinhas, para representação das várias profissões e actividades, que foram o suporte económico da sua ruralidade, nomeadamente os ceifeiros, a padeira e o moleiro, entre outros.

O grupo é constituído por cerca de 62 elementos, com idades compreendidas entre os 5 e os 75 anos, apesar da sua pouco idade, já fez várias deslocações pelo país e participou no Festival Internacional em Paris, vai participar em Agosto, no Festival Internacional na Hungria

Hora: 15h00

Local: junto ao Cine-Teatro

À NOITE

XVII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão
A Feira de Castro desde sempre que criou o hábito antigo de encontros entre cantadores de despique e baldão que aqui se juntavam para disputas saudáveis. Para que a tradição não se perca, este ano volta a realizar-se o encontro que junta ao cante ao desafio, o som da viola campaniça.

Hora: 21h00

Local: Restaurante Solposto