quarta-feira, janeiro 21, 2009

DANSUL em CASTRO VERDE

.


É já depois de amanhã que vamos ter a DANSUL em Castro Verde.

Com a direcção artististica e produção de grande qualidade de Paula Varanda, vamos vêr no palco do Cine Teatro,relações, emoções, histórias e divertimentos da mulher avó, mãe, menina e moça, que o corpo canta, conta e dança.
A Dansul nasceu para criar no Baixo Alentejo um projecto direcionado à dança com o intuito, que tem vindo a ser conseguido, de fomentar a prática da dança, nos Concelhos de Mertola, Beja e Castro Verde.

Direcção artística e de produção PAULA VARANDA coreografia JOANA CAVACO Assistente de direcção para a programação e bailarina PATRÍCIA CAVACO Assessoria de programação e produção SOFIA CAMPOS Criação gráfica, fotografia e câmara JORGE BRANCO Músicas para comunicação e banda sonora original ANTHONY JOHN Direcção visual e cenografia CHRISTIAAN ZWANNIKKEN bailarina ANA FABIÃO

Organização: Associação em Mértola para Desenvolver e Animar
(AMDA). Câmara Municipal de Castro Verde

A Paula Varanda ten tido um papel de grande importância no incremento e formação da dança em Mertola em termos locais, Baixo Alentejo numa visão mais abbrangente.

Que é Paula Varanda?

Sendo natural de Lisboa, está muito ligada a Mertola, e ao desenvolvimento cultural na área da dança.

Biografia – Paula Varanda e AMDA Paula Varanda. Lisboa, 1970 Fez o curso da Escola Superior de Dança (Lisboa, 1994) e frequentou vários workshops com professores derenome em Portugal e no estrangeiro. Em 2003 terminou com distinção o curso de pós-graduação emCoreografia e Artes Performativas em Londres, na Middlesex University.Desenvolveu projectos de pesquisa e composição, apresentados ao vivo ou em vídeo, tais como “Demo” (com Sofia Campos 1996-2000); “Yô-Yô, 1 projecto 100 palcos” (1999-2002 com o colectivo Sandro 2000); e “Interactive Infrared” (1998-2001). Como intérprete trabalhou com Howard Sonnenklar (1997); AldaraBizarro (1998-2001); e Fernanda e Marta Lapa (Teatro O Bando / Expo 98).Da produção profissional que tem feito com várias entidades destaca: a Companhia Re.Al-João Fiadeiro– programação e digressão (1994-96); a Associação Danças na Cidade / Alkantara - edições do festivalinternacional de dança e de publicações de dança e artes performativas (1997-2002); Câmara Municipal deMértola - I Festival Islâmico (2001); Shinkansen e ResCen – projectos de pesquisa entre arte e tecnologia(Inglaterra 2002-03); DBM – Danse Bassin Méditerranée - instalação da rede em Lisboa e angariação de fundoseuropeus (2005).Fundou em 2001 a AMDA - Associação em Mértola para Desenvolver e Animar, para estruturar o seutrabalho no Alentejo (iniciado em 1995) e apoiar os jovens locais na realização de actividades de âmbito culturale social. Dirige desde 2003 o Núcleo de Dança de Mértola implementando um programa de formação regular e anual para crianças, jovens e adultos, com apresentações ao público local.Como professora ministrou (desde 1995) em vários pontos do país oficinas de dança para acomunidade e colaborou com entidades como a Escola Superior de Dança e o Centro Cultural de Belém
--------------------------------------------------------------------------------
Page 6
(2003/04). Participou em conferências para divulgar e o seu trabalho em Mértola (2003/04 – Quinzena deDança de Almada e Faculdade de Motricidade Humana) e discutir uma área de estudo individual que é a relação da dança e tecnologia (2007 – Culturgest, TeDance)Começou a intervir na política cultural em 1994 enquanto membro fundador da APpD - AssociaçãoPortuguesa para a Dança; prosseguiu com pesquisas e direcção de debates, encomendados pelo serviçoACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian (1998-2000); entre 2004 e 2007 trabalhou no Instituto das Artes do Ministério da Cultura, como consultora na área da dança, desenvolvendo estudos prospectivos sobre osfinanciamentos estatais, emissão de pareceres, coordenação de júris para atribuição de subsídios e, acompanhamento e avaliação das entidades apoiadas. Desde 2004 escreve crítica de dança para o jornal Público. Publicou também na revista Animated da Foundation for Community Dance (Inglaterra, 2004) e na revista Obscena (Portugal, 2007). Associação em Mértola para Desenvolver e Animar - A AMDA é uma associação juvenil criada em2001, vocacionada para promover o desenvolvimento cultural com um forte carácter artístico, recreativo eambiental no, ou a partir do conselho de Mértola. A curto, médio ou longo prazo, são desenvolvidas actividades que proporcionam aos jovens um espaço independente para manifestação, criação, troca, aprendizagem eanimação, podendo inclusivamente ser criadas alternativas profissionalizantes.